visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 23 jul. 14:00

Imagens de satélite mostram incêndios com no Ártico com uma dimensão sem precedentes

Imagens de satélite mostram incêndios com no Ártico com uma dimensão sem precedentes

Há 10 mil anos que o Ártico não ardia desta forma. A Organização Meteorológica Mundial avisa que o CO2 libertado atingiu níveis extraordinários. São mais de 100 frentes ativas entre as regiões do Alasca, Sibéria e Gronelândia

O Ártico está a arder como nunca antes se viu. É o que provam as imagens divulgadas por Pierre Markuse, um especialista em fotografia de satélite, e o que afirma a Organização Meteorológica Mundial em comunicado. Tanto a Gronelândia, como o Alaska e a Sibéria, não escaparam às consequências de um dos inícios de verão mais quentes da História.

Ver Twitter

A Organização Meteorológica Mundial explicou que se trata de um desastre “sem precedentes” e que o impacto da emissão de CO2 está a contribuir em larga escala para o agravamento da crise climática do planeta.

“Só em junho, os incêndios emitiram 50 megatoneladas de dióxido de carbono na atmosfera, o que equivale às emissões anuais totais da Suécia. Isso é mais do que foi lançado pelos incêndios do Ártico no mesmo mês nos anos entre 2010 e 2018 juntos” lê-se no comunicado.

Ver Twitter

Esta segunda-feira, um especialista em meteorologia, publicou no Twitter alguns gráficos que representam a magnitude das emissões de CO2 libertadas por estes incêndios. O cientista afirma que, entre 1 de junho e 21 de julho de 2019, foram libertadas cerca de 100 megatoneladas, valor que se aproxima de todas as emissões de CO2 provenientes de combustíveis fósseis no ano 2017 da Bélgica.

Ver Twitter

O comunicado da organização mundial esclarece ainda que “apesar de os incêndios serem comuns no hemisfério norte entre maio e outubro, a latitude e intensidade destes incêndios, bem como o tempo que estão ativos, tem sido particularmente incomum".

NewsItem [
pubDate=2019-07-23 15:00:04.0
, url=http://visao.sapo.pt/actualidade/mundo/2019-07-23-Imagens-de-satelite-mostram-incendios-com-no-Artico-com-uma-dimensao-sem-precedentes
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=240
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_23_1813592387_imagens-de-satelite-mostram-incendios-com-no-artico-com-uma-dimensao-sem-precedentes
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]