observador.ptobservador.pt - 24 jul. 00:19

Vem aí uma nova onda de calor e Bordéus já atingiu um novo recorde nacional de temperatura

Vem aí uma nova onda de calor e Bordéus já atingiu um novo recorde nacional de temperatura

A Bélgica já emitiu um inédito alerta vermelho para todo o país. Holanda e Alemanha podem atingir temperaturas recorde. Em Portugal as temperaturas não vão subir tanto mas risco de incêndio mantém-se.

Lembra-se da onda de calor que atingiu a Europa há umas semanas e deixou de fora Portugal? Aquela que fez vários países atingirem temperaturas recorde e levou milhares de pessoas a tomar banho em frente à Torre Eiffel? Pois bem, uma segunda onda de calor está a chegar e as altas temperaturas já se fizeram notar esta terça-feira. A cidade francesa de Bordéus chegou aos 41.2º C — destronando um recorde que durava desde 2003.

De acordo com a BBC, países como Alemanha, Holanda e Bélgica estão na pole position para ultrapassar recordes nacionais de temperatura. Pelos lados da França, os termómetros podem ultrapassar os 40º C e todo o território está em alerta laranja. Neste país — onde está a decorrer a última semana da Volta à França — os ciclistas terão à disposição banhos de gelo e mais garrafas de água.

A Bélgica emitiu um nunca antes visto alerta vermelho em todo o país e a Espanha — onde morreram duas pessoas na última onda de calor — emitiu um alerta vermelho para a região de Saragoça. Também o Reino Unido e a Holanda se estão a preparar para o calor.

Em Portugal, as temperaturas não deverão subir tanto. Évora, Beja e Castelo Branco deverão ser as zonas mais quentes do país, com máximas a rondar os 35º C. Os dados são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê ainda aguaceiros para o norte do país na quinta-feira.

Ainda de acordo com o IPMA, e até ao fim do mês, o risco de incêndio mantém-se no nível mais alto em vários distritos de Portugal.

NewsItem [
pubDate=2019-07-24 01:19:26.0
, url=https://observador.pt/2019/07/24/vem-ai-uma-nova-onda-de-calor-e-bordeus-ja-atingiu-um-novo-recorde-nacional-de-temperatura/
, host=observador.pt
, wordCount=265
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_23_1068561758_vem-ai-uma-nova-onda-de-calor-e-bordeus-ja-atingiu-um-novo-recorde-nacional-de-temperatura
, topics=[europa, país, meteorologia, sociedade, mundo, ciência]
, sections=[sociedade, ciencia-tecnologia, actualidade]
, score=0.000000]