pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 22 jul. 19:00

Já experimentámos Steel Division 2 da Eugen Systems

Já experimentámos Steel Division 2 da Eugen Systems

Steel Division 2 é a mais recente obra do estúdio Eugen Systems. Há sensivelmente dois anos, foi lançado o Steel Division: Normandy 44 um pequeno grande jogo de estratégia em real time baseado na Segunda Guerra Mundial.

Neste primeiro jogo, Steel Division: Normandy 44 leva-nos para um enorme campo de batalha na frente ocidental da Normandia, agora Steel Division 2 leva-nos para o outro extremo desta grande guerra.

Já experimentámos e entrámos na Grande Guerra…

A Premissa:

Steel Division 2 coloca-nos em plena Operação “Bagration”, na qual a União Soviética está a tentar defender-se da invasão Nazi a um dos seus territórios, a Bielorrússia. Em termos de forças no terreno, a Alemanha enviou o seu 4º e 9º exército de infantaria e também o exército Panzer para o terreno, apoiados ainda por outras forças vindas da Hungria.

Do lado Soviético foi colocado tudo o que havia disponível no terreno. Isto originou uma guerra de resistência, com muitos improvisos e emboscadas.

Desta forma, o jogo deixa as batalhas costeiras da invasão Americana, Inglesa e Francesa, para dar lugar a esta frente de batalha.

Steel Division 2 sendo um Wargame de estratégia não poderia ser um jogo fácil, o que é bom pois exige uma boa interpretação táctica do jogador. No entanto, também exigiria um pouco mais de apoio nos momentos iniciais e com um novo modo de campanha ficamos imediatamente com a noção que o tutorial existente é claramente insuficiente, ou até mesmo inexistente para cobrir todos os aspectos e características que demonstram a gigantesca complexidade táctica deste título.

Este é um dos pontos mais negativos que me deparei com Steel Division 2, o facto que não existir nenhum tipo de tutorial. Para quem está a começar ou apenas a experimentar vai ter bastante dificuldade nas primeiras batalhas, até fazerem como eu e ir ver vídeos no youtube para perceber as mecânicas do jogo ou até mesmo ir jogar o primeiro jogo (felizmente este tem tutorial).

Outro aspecto que achei um pouco negativo é o facto do interface do jogo ser muito pouco intuitivo. Isto pois, existem várias estratégias, comandos e atalhos que não são de fácil acesso e não sãpo descritos no ecrã de jogo, nem havendo qualquer informação ou hint neste sentido.

Apenas estão descritas algumas novidades relativas aos ataques, o que é imensamente escasso para um jogo como este. Se o primeiro jogo da série teve um tutorial exaustivo, este não tem uma única introdução à jogabilidade.

Relativamente a dificuldade do jogo contra a Inteligência Artificial é bastante elevada, neste jogo temos recursos que são gerados com o passar do tempo, podemos utilizar estes mesmo para trazer para campo unidades, ora bem, até aqui tudo bem o problema é a IA parecer ter estes recursos ilimitados, do nada o campo de batalha fica cheio de exercito inimigo e nós em conseguirmos dar resposta a invasão.

Poderia ser mais equilibrado, pelo menos nos níveis intermédios.

Quanto aos gráficos do jogo, tenho de admitir que me surpreendeu pela positiva, a minha primeira impressão dos gráficos do jogo era serem “preguiçosos”, onde até o mapa me pareceu simples. Depois de começar a jogar e entrar mesmo no jogo comecei a pensar o contrário, apesar de achar que podia ter melhores gráficos penso que um jogo de estratégia como Steel Division faz ter um ar mais “enferrujado” e trazer a sensação de 2ª Guerra.

Depois de começar a jogar alguns níveis intermédios comecei a aperceber-me na quantidade absurda de comandos e “clicks” que tinha de fazer para conseguir acompanhar a IA, dei por mim a pensar que nunca iria conseguir acompanhar este ritmo de informação nos níveis mais complicados do jogo.

No entanto, nem tudo é negativo, as qualidades do primeiro jogo da série mantém-se perfeitamente intactas. E é fácil perceber as melhorias relativamente aos gráficos e sons do jogo, onde até temos diálogos em Russo ou Alemão.

E ainda temos uma secção no menu dedicada à visualização dos modelos das unidades e criação de “decks” para pudermos criar os nossos próprios exércitos. E felizmente o multiplayer está intacto, com a possibilidade de fazermos jogos de até 10 vs 10 em mapas gigantes e cheios de obstáculos.

Requisitos:

Requisitos Mínimos:

  • OS: Win 7 64
  • Processor: Intel Core i3-2100 3.1GHz / AMD Athlon 200GE 2-Core 3.2GHz
  • Graphics: AMD Radeon HD 5570 1024MB or NVIDIA GeForce GTS 450 v4
  • System Memory: 4 GB RAM
  • Storage: 50 GB Hard drive space
  • DirectX 11 Compatible Graphics Card 

Requisitos Recomendados:

  • OS: Win 10 64
  • Processor: Intel Core i3-8100 4-Core 3.6GHz / AMD Ryzen R3 1200
  • Graphics: AMD Radeon RX 580 4GB or NVIDIA GeForce GTX 1060 3GB
  • VRAM: 3GB
  • System Memory: 8 GB RAM
  • Storage: 50 GB Hard drive space
Veredicto

Steel Division 2 é muito semelhante ao primeiro jogo da série, com algumas novidades e um novo modo de campanha, tecnicamente é o mesmo jogo que o seu antecessor apenas com uma frente de batalha diferente, que para quem é fã e veterano é fantástico.

O grande problema do jogo é a falta de tutoriais, tenho de admitir que tive de passar umas boas horas a aprender a jogar através do youtube até conseguir vencer a minha primeira batalha. No geral é um bom jogo de estratégia para quem é fã de Wargames.

Steel Division 2 6.75 Dúvidas na classificação? Longevidade

7/10

Som

7/10

Jogabilidade

6/10

Gráficos

6/10

Prós
  • Grafismo e Sons melhorados
  • Recriação histórica
Contras
  • Total ausência de tutoriais
  • IA é inconsistente
  • Imensidão de acções
NewsItem [
pubDate=2019-07-22 20:00:38.0
, url=https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-steel-division-2-pc/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=829
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_22_2144854391_ja-experimentamos-steel-division-2-da-eugen-systems
, topics=[tecnologia, pc, steel division 2, análises, jogos, estratégia]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]