pplware.sapo.ptEduardo Mota - 21 jul. 20:00

Como é viver com um Lumia em 2019? A degradação lenta do Windows 10 Mobile...

Como é viver com um Lumia em 2019? A degradação lenta do Windows 10 Mobile...

Nos últimos meses voltei a usar o meu Microsoft Lumia 650. Partilho agora a minha experiência e uma retrospectiva sobre o Windows 10 Mobile.

Palavras como Lumia, Windows Phone, Nokia, Windows 10 Mobile, Cinemagraph, Live Tiles ou MixRadio provocam saudades junto de um conjunto de fãs e utilizadores que usaram (será que ainda alguém usa?) o sistema operativo móvel da Microsoft.

Eu fui um desses utilizadores, tendo tido vários equipamentos com este sistema operativo desde 2013. Apesar de no ano passado ter rumado ao Android, nos ��ltimos meses voltei a usar o Microsoft Lumia 650. Partilho agora a minha experiência e uma retrospectiva sobre o Windows 10 Mobile.

Desde o lançamento do Windows Phone 7, foram milhões os utilizadores que aderiram ao sistema operativo móvel da Microsoft. Algo que o Windows Phone teve de particular foi a sua capacidade de ser usado por públicos distintos: muitos utilizadores deram o salto de um telemóvel básico da Nokia para um Lumia, ao passo que havia um conjunto de utilizadores que encontravam no Windows Phone um terminal para complementar o seu computador, uma verdadeira máquina de trabalho e produtividade.

Má gestão levou ao insucesso do Windows nos smartphones

O principal motivo do insucesso do Windows Phone foi má gestão por parte da Microsoft. Apesar de as OEM e especialmente os desenvolvedores de apps – com o famoso app gap – terem a sua quota de influência, a Microsoft teve momentos em que aparentava não ter um rumo definido para o seu sistema operativo móvel.

Tal foi desencadeado também pela mudança de CEO na empresa de Redmond, de Steve Ballmer para Satya Nadella, em 2014. A postura de Nadella era bastante diferente da de Ballmer, o que levou a uma mudança na filosofia da Microsoft. Passou a ser dada mais importância aos serviços, a Microsoft agora é uma empresa “cool” que suporta os sistemas operativos dos concorrentes. Inclusivamente, a Microsoft agora ama o Linux!

Nesta “Nova Microsoft”, o Windows 10 Mobile não fazia sentido. Era um segmento que dava prejuízo à empresa de Redmond e não estava a evoluir na sua quota de mercado. Esta realidade foi crucial para a Microsoft deixar de desenvolver o Windows 10 Mobile e passar a dar mais primazia aos concorrentes, disponibilizando todos os seus serviços no Android e iOS, inclusivamente o Microsoft Launcher.

Há vários fatores que tiveram muito impacto no desfecho do sistema operativo móvel da Microsoft. A transição entre as várias versões do Windows Phone e Windows Mobile não foram pacíficas: equipamentos que não puderam ser atualizados, quando a Microsoft tinha afirmado que todos os equipamentos com Windows Phone 8.1 íam receber o Windows 10 Mobile. Na transição do Windows Phone 7 para o Windows Phone 8 aconteceu algo muito idêntico. Para além disso, para instalar o Windows 10 Mobile não bastava ir às definições e instalar a atualização como seria de esperar… Era necessário instalar uma app e autorizar a atualização a partir daí. Ora, muitos utilizadores não estavam informados acerca disto e por isso nunca instalaram o Windows 10 Mobile nos seus terminais.

Talvez esta falta de organização e foco dentro da própria Microsoft tenha sido um dos motivos que levaram os desenvolvedores de aplicações a nunca investir tanto no Windows Phone como o faziam no Android e iOS. Neste quesito, a Microsoft disponibilizou diversas ferramentas, criou programas de incentivos ao desenvolvimento para Windows, mas tal nunca foi suficiente. De facto este foi, muito provavelmente, o fator que “mais matou” o Windows 10 Mobile: a quantidade e qualidade das apps que constam na Microsoft Store.

O legado do Windows 10 Mobile

O que mais se destaca no Windows 10 Mobile, e nas versões anteriores do Windows Phone, é a sua “intuitividade” e o design único. Estava algo à frente do seu tempo no que toca à interação com o utilizador… Todos os utilizadores relembram as Live Tiles e de que forma eram bem mais úteis e amigáveis que os ícones estáticos do iOS ou os widgets do Android. O nível de personalização concedia aos utilizadores a liberdade de adequar o Windows ao seu gosto, algo ao nível do Android que também é altamente costumizável.

A própria UX, muito à base de gestos e menus deslizantes, permite visualizar características que chegaram ao Android depois de estarem implementadas no Windows Phone.

O impacto da Nokia no Windows Phone

A Nokia foi, sem dúvida, a grande impulsionadora do Windows Phone. Grande parte dos smartphones Windows eram Nokia e esta trouxe diversas aplicações de excelência para este sistema operativo. A suite Here tinha funcionalidades excelentes e, à data, devia ser a melhor suite de navegação disponível para smartphones.

Outro campo no qual a Nokia se destacou, foi a fotografia: Cinemagraph, Lumia Creative Studio, Lumia Camera fazem deslumbrar os amantes da fotografia. Os algoritmos usados nestas aplicações eram muito bons, dando aos Lumia a fama de terem das melhores câmaras do mercado, onde também recorreram à tecnologia PureView e às lentes Carl Zeiss.

Para além do excelente software que a Nokia desenvolvia para Windows Phone, os seus terminais eram de excelente qualidade. Muitas vezes não primoravam no design, com muitos telemóveis a recorrer ao policarbonato quando os iPhone e a concorrência no Android usava materiais mais luxuosos na sua contrução. Contudo, os Nokia Lumia eram equipamentos que duravam bastante tempo e com muita resistência a uso intensivo.

Surface Phone, o D. Sebastião dos tempos modernos

Com a decadência do Windows 10 Mobile, começaram a circular rumores que davam conta do Surface Phone que prometia revolucionar o conceito de smartphone e beber muita inspiração do Nokia McLaren e do Courrier.

Tal nunca se veio a realizar e, assim, o último smartphone lançado pela Microsoft foi o Lumia 650 que chegou a Portugal em março de 2016.

A minha experiência com o Windows 10 Mobile em 2019

Sou proprietário de um Microsoft Lumia 650 que utilizei desde o seu lançamento até 2018. Posteriormente passei a usar o Windows 10 Mobile em momentos esporádicos, mas nos últimos meses decidi voltar para ver como estava a plataforma móvel da Microsoft… E a degradação é evidente.

O Windows 10 Mobile nunca foi tão otimizado e fluído quanto o Windows Phone 8.1, que tinha nestas características um dos seus maiores trunfos. Apesar de o Microsoft Lumia 650 ter sido desenvolvido tendo em vista o Windows 10 Mobile, o seu desempenho nunca deslumbrou. Os ecrãs “A carregar…” e “A retomar…” são uma constante, beliscando muita da produtividade característica deste sistema operativo. Acredito que no Microsoft Lumia 950, o último topo de gama da Microsoft, a experiência seja bem diferente.

A somar a isto, as apps são cada vez menos e piores, o desenvolvimento está praticamente estagnado. O Facebook, Messenger e Instagram deixaram recentemente de funcionar, ao passo que o WhatsApp irá manter o suporte até ao final de 2019. Deste modo, é cada vez mais difícil usar um smartphone Windows porque começam a faltar serviços básicos. Pelo menos os serviços e aplicações da Microsoft funcionam perfeitamente, pelo que ainda é possível tirar algum partido do Windows 10 Mobile.

O ciclo de vida do Windows 10 Mobile está a terminar. O suporte termina no próximo mês de dezembro e a partir daí deixará de receber atualizações cumulativas e de segurança. O suporte das aplicações também irá decrescer ainda mais a partir desse momento. Não será sustentável usar um smartphone Windows.

Assim sendo, estamos definitivamente a chegar ao fim. O Windows Phone e Windows 10 Mobile tiveram um impacto enorme na Microsoft e ficarão para sempre como um dos seus melhores produtos… Mas que fracassou. A Microsoft é hoje uma empresa mais organizada e mais convicta nos seus investimentos. Em 2017 foi anunciado o fim do desenvolvimento, em 2019 é marcado o fim do suporte… Adeus, Windows 10 Mobile!

Android como alternativa ao Windows 10 Mobile

Windows 10 Mobile morreu! O Android pode ser uma boa opção?

NewsItem [
pubDate=2019-07-21 21:00:23.0
, url=https://pplware.sapo.pt/informacao/opiniao/viver-lumia-2019-degradacao-windows-10-mobile/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=1272
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_21_1199118068_como-e-viver-com-um-lumia-em-2019-a-degradacao-lenta-do-windows-10-mobile-
, topics=[tecnologia, opinião, windows phone, mobile, microsoft, windows]
, sections=[opiniao, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]