rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 20 jul. 01:08

Dois petroleiros britânicos apreendidos pelo Irão

Dois petroleiros britânicos apreendidos pelo Irão

Um dos navios já foi entretanto autorizado a prosseguir viagem, em mais um incidente na zona do estreito de Ormuz.

Dois petroleiros britânicos foram apreendidos esta sexta-feira pelo Irão, avança o Governo de Londres. O Reino Unido avisa que, se os navios não forem libertados, haverá consequências.

A guarda revolucionário iraniano confirmou a captura do petroleiro “Stena Impero”, uma ação que aconteceu duas semanas depois de a Marinha britânica ter apreendido um petroleiro do Irão, em Gibraltar.

De acordo com a agência de notícias Tasnim, o petroleiro “Mesdar”, de bandeira britânica, ficou retido, mas acabou por ser deixado seguir viagem depois de uma advertência sobre condições de segurança e questões ambientais.

O “Stena Impero” e o “Mesdar” mudaram de direção rapidamente, em direção à costa do Irão, 40 minutos depois de terem entrado no estreito de Ormuz, segundo o serviço de localização Refinitiv.

A companhia deixou de comunicar com os 23 membros da tripulação do “Stena Impero” às 16h00 (hora de Lisboa), quando a embarcação cruzava o estreito de Ormuz “em águas internacionais”.

Quando ao “Mesdar”, horas mais tarde, voltou a mudar de direção e rumou novamente para o golfo.

“Estas apreensões são inaceitáveis. É que a liberdade de navegação seja mantida e que todos os navios possam movimentar-se em segurança e livremente na região”, declarou o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt.

O chefe da diplomacia de Londres disse mais tarde, em declarações à Sky News, que haverá consequências se o Irão não devolver os petroleiros, mas excluiu qualquer ação militar.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, diz que vai falar com o Governo de Londres sobre o incidente desta sexta-feira.

Trump anunciou na quinta-feira que Marinha norte-americana abateu um “drone” iraniano no estreito de Ormuz, mas o Irão negou a notícia horas depois.

NewsItem [
pubDate=2019-07-20 02:08:12.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/158602/dois-petroleiros-britanicos-apreendidos-pelo-irao
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=266
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_20_1550848165_dois-petroleiros-britanicos-apreendidos-pelo-irao
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]