blitz.ptblitz.pt - 20 jul. 00:01

As melhores canções desta primavera-verão vêm de Alvalade: "com um beijo", Capitão Fausto

As melhores canções desta primavera-verão vêm de Alvalade: "com um beijo", Capitão Fausto

A banda de Lisboa apresentou "A Invenção do Dia Claro" no Super Bock Super Rock e mostrou-se grata por estar de regresso ao festival onde deu um dos seus primeiros grandes concertos

Um dos primeiros grandes concertos dos Capitão Fausto aconteceu aqui mesmo, no Meco. Estávamos em 2012 quando, na ressaca do seu "mítico" primeiro álbum (palavras da banda), a rapaziada de "Gazela" foi convidada a apresentar-se ao vivo no Super Bock Super Rock. "Na altura estava muito nervoso. Hoje ainda estou um pouco", confessou Domingos Coimbra, baixista dos Capitão Fausto, dirigindo-se ao numeroso público do seu concerto ao início da noite e agradecendo-lhes a sua presença.

Desde o salto inicial de "Gazela", os Capitão Fausto têm vestido sucessivas peles. Ao fervor rock dos verdíssimos anos seguiram-se o burilar psicadélico, as experiências fora de Portugal ("A Invenção do Dia Claro", mais recente disco dos cinco lisboetas, foi gravado em São Paulo) e uma aproximação subtil a formatos mais clássicos daquilo que aqui nos traz, hoje e todos os dias: a música popular.

Esta tarde, com "A Invenção do Dia Claro" ainda fresco e as suas canções certeiras na ponta da língua de muitos, os Capitão Fausto deram um concerto tão descontraído e gostoso como os seus trajes veraneantes, mas sem nunca se desleixarem na reprodução dos arranjos e pormenores que, em disco, fazem toda a diferença. Pelo meio, �� visível que se vão divertindo, o que se torna contagiante e, como tal, essencial num espetáculo ao vivo.

Dispostos em palco como se numa sala de ensaio, ou seja, bem pertinho uns dos outros, Tomás Wallenstein, Manuel Palha, Domingos Coimbra, Salvador Seabra e Francisco Ferreira passearam com ligeireza por todos os registos que já rubricaram como seus - da adrenalina rock de 'Santa Ana', do primeiro disco, à preguiça boa de 'Amanhã Tou Melhor', de "... Têm Os Dias Contados", de 2016, passando naturalmente pelos êxitos do novo "... Dia Claro", como 'Boa Memória' e 'Amor, a Nossa Vida', prodigiosa & rara balada, tão sedosa como elegante.

"Ninguém sabe ao certo/O que é viver neste entrudo", canta então Tomás Wallenstein ao piano, no pôr-do-sol do Meco. Mas, a julgar pelo coro com que é brindado, talvez os seus sentimentos sejam partilhados com mais humanos do que imaginaria --e isso é sempre bonito de ver.

Prova de que é possível viajar pela música de décadas passadas sem ironia e com sentido estético, os Capitão Fausto deram um dos concertos mais bonitos deste segundo dia do Super Bock Super Rock. Citando o seu amigo e "vizinho" de Alvalade, Luís Severo, eles são sempre "boa companhia".

NewsItem [
pubDate=2019-07-20 01:01:33.0
, url=http://blitz.pt/fotos/2019-07-19-As-melhores-cancoes-desta-primavera-verao-vem-de-Alvalade-com-um-beijo-Capitao-Fausto
, host=blitz.pt
, wordCount=397
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_07_19_507156729_as-melhores-cancoes-desta-primavera-verao-vem-de-alvalade-com-um-beijo-capitao-fausto
, topics=[música, fotos]
, sections=[vida]
, score=0.000000]