www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 17 jun. 09:47

Grupo de Trabalho: Benefício fiscal para inovação teve um impacto positivo na economia

Grupo de Trabalho: Benefício fiscal para inovação teve um impacto positivo na economia

Cada euro de bónus fiscal atribuído à inovação através do SIFIDE foi transformado em mais de um euro em despesas de investimento de desenvolvimento pelas empresas que beneficiaram dele, concluiu o Grupo de Trabalho de Estudo dos Benefícios Fiscais.
Por cada euro de coleta fiscal que o Estado perdeu através do SIFIDE mais do que um euro foi transformado em despesas de investigação e desenvolvimento pelas empresas. Esta é uma das conclusões do Grupo de Trabalho para o Estudo dos Benefícios Fiscais divulgadas nesta segunda-feira, 17 de junho.

O Grupo de Trabalho fez um levantamento dos mais de 500 benefícios fiscais existentes no sistema português, mas acabou por analisar, de forma mais detalhada, o SIFIDE - o Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial. Este é um regime que permite às empresas deduzirem à coleta do IRC despesas com investigação e desenvolvimento.

"As conclusões são positivas no sentido em que por cada euro de coleta fiscal perdido mais do que um euro valor é transformado em despesas de investigação e desenvolvimento pelas empresas que beneficiam do SIFIDE", lê-se no relatório. 

Em 2018, prevê-se que beneficiem deste benefício fiscal 1.500 empresas, numa despesa associada de 700 milhões de euros. No ano passado, era 800 os doutorados envolvidos em atividades de investigação e desenvolvimento em 132 dessas empresas. 

"O número de beneficiários tem tido uma variação positiva desde 2013. Este crescimento tem conhecido ligeiras oscilações mas, com uma taxa média de crescimento de 8%, tem permitido uma evolução positiva, saldando-se o ano de 2018 com 1.500 beneficiários", referem os especialistas.

Já no que diz respeito à despesa fiscal com este benefício, houve uma diminuição até 2013, uma subida de 3% em 2014, uma ligeira quebra em 2015, "ano a partir do qual cresce de forma sistemática".

NewsItem [
pubDate=2019-06-17 10:47:27.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/grupo-de-trabalho-beneficio-fiscal-para-inovacao-teve-um-impacto-positivo-na-economia
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=252
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_06_17_1282616171_grupo-de-trabalho-beneficio-fiscal-para-inovacao-teve-um-impacto-positivo-na-economia
, topics=[grupo de trabalho para o estudo dos benefícios fiscais, economia, empresas, investigação, negócios e finanças, impostos, irc, economia (geral), sifide]
, sections=[economia]
, score=0.000000]