observador.ptobservador.pt - 24 mai. 15:06

Região de Coimbra está a criar cartografia de risco face às alterações climáticas

Região de Coimbra está a criar cartografia de risco face às alterações climáticas

O presidente da CIM da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, diz que estão já a ser executadas algumas medidas prioritárias para a adaptação do território às alterações climáticas.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra está a elaborar uma cartografia de risco para o território, face às alterações climáticas, anunciou esta sexta-feira o presidente desta estrutura.

O presidente da CIM da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, afirmou este domingo que estão já a ser executadas algumas medidas prioritárias para a adaptação do território às alterações climáticas, sendo uma delas a elaboração de uma cartografia de risco.

Entre as medidas em execução estão também ações de sensibilização junto da comunidade escolar, a definição de espaços públicos com conforto térmico, a promoção da floresta autóctone, a promoção da eficiência energética e a criação de percursos pedestres e vias cicláveis, disse o autarca durante a sessão de abertura do 2.º Congresso “Adaptação às Alterações Climáticas da Região de Coimbra”, que contou com a presença do ministro do Ambiente e Transição Energética, José Pedro Matos Fernandes.

José Carlos Alexandrino, também presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, recordou os recentes acontecimentos que afetaram a região, nomeadamente os grandes incêndios de 2017 e a tempestade Leslie em 2018. Esses eventos, frisou, acordaram a região “para uma realidade extremamente dura” e a CIM tem “caminhado com algumas propostas concretas que deixam de estar apenas no papel”.

O autarca frisou ainda a necessidade de mudança de mentalidades em muitas áreas, nomeadamente na separação do lixo. “Precisamos de criar uma nova mentalidade nas nossas populações para fazer essa separação”, defendeu.

NewsItem [
pubDate=2019-05-24 16:06:22.0
, url=https://observador.pt/2019/05/24/regiao-de-coimbra-esta-a-criar-cartografia-de-risco-face-as-alteracoes-climaticas/
, host=observador.pt
, wordCount=232
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_24_705553440_regiao-de-coimbra-esta-a-criar-cartografia-de-risco-face-as-alteracoes-climaticas
, topics=[clima, país, ambiente, ciência, coimbra, alterações climáticas]
, sections=[sociedade, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]