www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 23 mai. 00:52

Ministra de May demite-se por não acreditar no novo texto do acordo de saída

Ministra de May demite-se por não acreditar no novo texto do acordo de saída

A ministra britânica dos Assuntos Parlamentares, Andrea Leadsom, demitiu-se esta quarta-feira, colocando mais uma pressão no governo de Theresa May.

Andrea Leadsom (na foto), ministra britânica dos Assuntos Parlamentares, apresentou a sua demissão esta quarta-feira, 22 de maio. A justificar está o facto de não acreditar no novo texto do acordo de saída do Reino Unido do bloco europeu.

A decisão da líder da Câmara dos Comuns, acérrima defensora do Brexit, vem assim colocar uma pressão acrescida sobre a primeira-ministra britânica.


Theresa May, recorde-se, vai levar novamente a votação o acordo de saída da União Europeia negociado com Bruxelas.


Depois de já ter sido chumbado em três votações, o acordo que estabelece os termos jurídicos do divórcio da UE volta à Câmara dos Comuns na semana com início a 3 de junho de forma a permitir que, perante um cenário de aprovação, o Reino Unido possa abandonar o bloco europeu antes de os trabalhos parlamentares serem suspensos para a pausa de verão.


Na terça-feira, 21 de maio, May anunciou um conjunto de 10 alterações ao acordo de saída para tentar recolher o apoio parlamentar necessário à sua aprovação, sendo a principal a possibilidade de o parlamento votar a realização de um referendo à nova proposta da primeira-ministra para o Brexit.


Andrea Leadsom não acredita neste novo texto da proposta para o acordo de saída, tendo dito que, por isso mesmo, não o poderia anunciar no parlamento – e preferiu demitir-se.

"Já não acredito que a nossa abordagem vá ao encontro do resultado do referendo", escreveu Leadsom na sua carta de demissão, citada pela Reuters. "É por isso com grande desgosto e coração pesado que me demito do governo", acrescentou.

Um porta-voz de Downing Street elogiou Leadsom e manifestou deceção perante a sua decisão, mas sublinhou que "a primeira-ministra continua focada em conseguir o Brexit no qual as pessoas votaram".

NewsItem [
pubDate=2019-05-23 01:52:41.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/uniao-europeia/detalhe/ministra-de-may-demite-se-por-nao-acreditar-no-novo-texto-do-acordo-de-saida
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=282
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_22_1903973988_ministra-de-may-demite-se-por-nao-acreditar-no-novo-texto-do-acordo-de-saida
, topics=[ministra britânica dos assuntos parlamentares, theresa may, reino unido, câmara dos comuns, andrea leadsom, união europeia, brexit]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]