www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 22 mai. 13:52

Engenharia portuguesa atinge recorde mundial na Turquia

Engenharia portuguesa atinge recorde mundial na Turquia

Tecnologia desenvolvida pela BERD potenciou maior rapidez na construção, economia de custos e criação de um projeto mais sustentável e ecológico.

A engenharia e inovação portuguesas permitiram alcançar um recorde mundial. O M1, equipamento desenvolvido pela BERD, empresa portuguesa de soluções para construção de pontes, permite a execução de vãos de 90 metros através do método de betonagem in situ em apenas 14 dias.

O equipamento está a trabalhar na construção dos tabuleiros de quatro viadutos, que fazem parte da Linha Ferroviária de alta Velocidade que ligará Ankara a Sivas na Turquia, indica a empresa em comunicado.

Os viadutos, com um comprimento total de 6.151 metros, estão a ser executados por dois equipamentos fornecidos pela empresa portuguesa: o M1-90-S, utilizado para vãos de 90 metros, e o M55-S, para vãos até 55 metros. O primeiro é único no mundo. A sua utilização é indicada para a execução de pontes com grandes vãos (acima dos 70 metros). Graças ao OPS integrado os equipamentos podem ser mais leves e maiores. “O M1 representa uma inovação tecnológica que permite novos limites à construção de tabuleiros de pontes e viadutos”, aponta a BERD.

Além da rapidez e da economia de custos, ao utilizar a tecnologia desenvolvida pela empresa portuguesa, a obra na Turquia tornou-se mais sustentável e ecológica, uma vez que foi conseguida uma redução de betão equivalente a 35 mil camiões e mais de 20 mil toneladas de CO2.

NewsItem [
pubDate=2019-05-22 14:52:00.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/empresas/engenharia-portuguesa-atinge-recorde-mundial-na-turquia/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=212
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_05_22_1799177244_engenharia-portuguesa-atinge-recorde-mundial-na-turquia
, topics=[tecnologia, economia]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]