exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 19 fev. 11:07

Baterias usadas de Nissan Leaf podem ser reaproveitadas para campismo

Baterias usadas de Nissan Leaf podem ser reaproveitadas para campismo

Com a popularidade dos elétricos, começam a ser criadas novas soluções e abordagens para o que fazer com as baterias usadas. A Nissan apresentou um conceito em que as usa em viagens de campismo.

A Nissan anunciou que já foram vendidos mais de 350 mil Leafs desde o lançamento do modelo, em 2011. À medida que os anos passam, é natural que comecem a surgir cada vez mais baterias usadas e a empresa tem algumas ideias sobre o que fazer para as reciclar. O conceito mais recente implica a reutilização destes componentes em viagens de campismo.

A bateria usada foi recondicionada em parceria com a Opus e é basicamente uma pequena caixa que se pode levar no carro e que consegue armazenar até 700wH, com um output de 1kW, suficiente para carregar múltiplas portas USB, assegurar iluminação LED, manter um hotspot 4G e ligar um microondas, um forno a gás e um frigorífico portátil, noticia o The Verge. Para recarregar a bateria, o utilizador pode optar pelo painel solar de 400W que permite recarga completa em duas a quatro horas ou por ligar o pack a uma tomada de 230V.

Este é apenas mais um dos conceitos em que as baterias de carros elétricos são reaproveitadas e ainda não se sabe se o equipamento vai chegar a ser produzido e vendido ao cliente final. Outras ideias preveem a utilização das baterias para assegurar a iluminação das ruas com LED ou em lojas de conveniência, no Japão, por exemplo.

NewsItem [
pubDate=2019-02-19 12:07:53.0
, url=http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/hardware/2019-02-19-Baterias-usadas-de-Nissan-Leaf-podem-ser-reaproveitadas-para-campismo
, host=exameinformatica.sapo.pt
, wordCount=213
, contentCount=1
, socialActionCount=11
, slug=2019_02_19_2065103810_baterias-usadas-de-nissan-leaf-podem-ser-reaproveitadas-para-campismo
, topics=[tecnologia, usb, japão, nissan leaf, led, hardware]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]