pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 19 fev. 11:00

Qual a sua velocidade de acesso à Internet? O Chrome pode responder

Qual a sua velocidade de acesso à Internet? O Chrome pode responder

Uma das mais recentes novidades que surgiram no Chrome, de forma muito discreta, foi a possibilidade de ser medida a velocidade de acesso à Internet por uma API. Veja como pode ter acesso a essa informação no browser da Google

A Google tem no Chrome uma das suas maiores montras de tecnologia. Tudo o que seja relacionado com a Internet está neste browser e disponível a todos.

Uma das mais recentes novidades que surgiram, de forma muito discreta, foi a possibilidade de ser medida a velocidade de acesso à Internet. Veja como pode ter acesso a essa informação.

Para muitos utilizadores é importante saberem a sua velocidade de acesso à Internet. Por norma esta informação surge com o recurso a apps ou a serviços externos, mas a Google resolveu embeber no Chrome a capacidade de medir e apresentar esta informação.

Está acessível através de uma API que os sites podem consultar, mas qualquer utilizador pode ter acesso a ela, de 2 formas simples e rápidas. Vamos ver como pode saber a sua velocidade de acesso à Internet usando o browser da Google.

A velocidade de acesso à Internet pela consola do Chrome

A primeira forma é das duas a mais localizada no Chrome. Recorrendo à consola do browser tem acesso a ela. Basta por isso abrir a consola do Chrome, recorrendo à tecla F12 no Windows ou ao menu e depois a Mais ferramentas -> Ferramentas de programador.

Ai dentro só precisam de escolher o separador Consola e colocar o comando navigator.connection, seguido de um enter. De imediato é apresentada a informação pretendida.

A velocidade de acesso à Internet por uma API do Chrome

Se preferirem, e porque esta informação está nativamente presente no browser, só precisam de aceder a um site que chame a API do Chrome. A título de exemplo fica o site da Google no GitHub.

Na página Network Information API Sample podem ver e registar o histórico da velocidade de acesso à Internet. Presente está também informação sobre como podem implementar esta API num serviço. Devem ter o Chrome 65 para a poderem usar.

Como podem ver, o Chrome consegue ser uma verdadeira caixa de surpresas e dar ao utilizador ferramentas que normalmente teria de aceder através de serviços externos ou apps. Aqui, para além da informação da velocidade de acesso, têm ainda o tipo de ligação e o RTT.

Ainda mais simples é usar medidor de velocidade de acesso à Internet do Pplware

NewsItem [
pubDate=2019-02-19 12:00:07.0
, url=https://pplware.sapo.pt/browsers/velocidade-internet-chrome-api/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=361
, contentCount=1
, socialActionCount=9
, slug=2019_02_19_1586108915_qual-a-sua-velocidade-de-acesso-a-internet-o-chrome-pode-responder
, topics=[tecnologia, chrome, velocidade, truques & dicas, google, api, browsers, internet]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]