desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 17 jan. 17:15

História joga a favor do FC Porto, mas Chaves já travou o 'dragão' esta época

História joga a favor do FC Porto, mas Chaves já travou o 'dragão' esta época

Partida da 19.ª jornada tem início marcado para as 19 horas desta sexta-feira....

O FC Porto, que parte para a segunda volta do campeonato na liderança, com cinco pontos de vantagem para o Benfica, visita esta sexta-feira, a partir das 19h00 o Desportivo de Chaves (17.º). A equipa de Sérgio Conceição chega a Trás-os-Montes com a história a seu favor: em 36 jogos para todas as competições, os 'azuis e brancos' venceram 32 e empataram três.

A única vitória dos flavienses sobre o FC Porto aconteceu há pouco mais de 30 anos (1 de dezembro de 1988), em casa, na 15.ª jornada do campeonato. A formação transmontana bateu os portistas por 2-0 com golos de Zdravkov e Gilberto. Do lado dos 'dragões' estavam jogadores como João Pinto, Jaime Pacheco, Fernando Gomes, Rui Águas ou Rabah Madjer e o treinador era Artur Jorge.

Mais recentemente, em novembro de 2016, o Chaves teve oportunidade de festejar no seu terreno o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal, ao vencer o FC Porto por 3-2, no desempate por grandes penalidades, após um nulo no final de 120 minutos. Miguel Layun, Laurent Depoitre e André Silva viram o guarda-redes António Filipe parar os seus remates, enquanto apenas Braga e Felipe Lopes desperdiçaram para os transmontanos.

O último jogo entre FC Porto e Chaves, em setembro de 2018, também terminou com um empate a uma bola, no Estádio do Dragão, para a fase de grupos da Taça da Liga. Hernâni abriu o marcador para os 'dragões' aos 74 minutos e Stephen Eustáquio, oficializado esta semana como reforço do Cruz Azul, restabeleceu a igualdade aos 83'. Na primeira volta do campeonato, os 'dragões' golearam os transmontanos por 5-0 - marcaram Aboubakar (2), Brahimi, Corona e Marius. Em ambos os jogos foi Daniel Ramos a orientar os flavienses, tendo sido substituído em dezembro último por Tiago Fernandes.

É de realçar, ainda, o facto de o Chaves não marcar ao FC Porto no seu terreno desde 5 de dezembro de 1997, altura em que empatou 2-2 com a equipa então orientada por António Oliveira, para a 12.ª jornada do campeonato. Os flavienses chegaram a estar em vantagem com dois golos de Ovidiu Cuc e Vieira, mas Mário Jardel e Capucho acabariam por fazer o empate.

Newsletter Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email. Notificações SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
NewsItem [
pubDate=2019-01-17 18:15:45.0
, url=https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/historia-joga-a-favor-do-fc-porto-mas-chaves-ja-travou-o-dragao-esta-epoca
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=393
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2019_01_17_261825479_historia-joga-a-favor-do-fc-porto-mas-chaves-ja-travou-o-dragao-esta-epoca
, topics=[/futebol/primeira-liga/, desporto, futebol, primeira-liga]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]