www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 16 jan. 11:04

Banco de Inglaterra: Mercados estão convictos de que processo irá estender-se

Banco de Inglaterra: Mercados estão convictos de que processo irá estender-se

O governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, afirmou hoje que os mercados acreditam que o Brexit será adiad após o chumbo do acordo.

“Houve uma marcada subida da libra depois da votação e o que se comenta nos mercados, e coincide com a nossa própria informação, indica que esse aumento reflete a expectativa de que o processo de decisão se estenderá e que a possibilidade de um ‘Brexit’ sem acordo pode ter diminuído”, declarou Carney, citado pela agência Efe.

Após uma descida inicial, a libra revalorizou-se em seguida face ao dólar e ao euro, após a Câmara dos Comuns ter recusado o acordo para a saída da UE proposto pela primeira-ministra, Theresa May.

O Parlamento britânico reprovou na terça-feira à noite de forma expressiva o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (‘Brexit’) negociado pelo Governo de Theresa May com Bruxelas, com 432 votos contra e 202 a favor.

Com este chumbo, a dois meses e meio da data prevista para a saída do Reino Unido do bloco europeu (29 de março), o processo fica com um futuro incerto, insistindo a UE que cabe agora às autoridades britânicas clarificar como pretendem proceder a partir de agora.

NewsItem [
pubDate=2019-01-16 12:04:30.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/economia/mercados-convictos-de-que-o-processo-se-ira-prolongar/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=172
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2019_01_16_435132741_banco-de-inglaterra-mercados-estao-convictos-de-que-processo-ira-estender-se
, topics=[economia, brexit]
, sections=[economia]
, score=0.000000]