expresso.ptexpresso.pt - 16 jan. 08:34

Manuel Alegre: “O SNS não pode continuar a ser drenado pelo sector privado”

Manuel Alegre: “O SNS não pode continuar a ser drenado pelo sector privado”

Num texto de opinião publicado esta quarta-feira no “Público”, Alegre recorda António Arnaut e diz ainda que os contributos do SNS não podem ser esquecidos

Manuel Alegre, histórico do PS, voltou a trazer o tema da nova Lei de Bases da Saúde à praça pública esta quarta-feira. Num texto de opinião intitulado “SNS: Uma causa nacional” divulgado no “Público”, o socialista defende que o “SNS não pode continuar a ser drenado pelo sector privado, até não ser mais do que um serviço residual”.

“O SNS tem de estar acima de preconceitos e sectarismos. E não pode ser capturado por interesses particulares, por mais poderosos que sejam e por mais pressões que façam contra o Serviço Público. Não se podem esquecer os muitos benefícios que o SNS trouxe à população”, aponta.

No mesmo texto, Alegre recorda António Arnaut e diz ainda que os contributos do SNS não podem ser esquecidos. “Devem-se-lhe a fantástica diminuição da taxa de mortalidade infantil, os serviços de excelência dos Hospitais Públicos, os avanços alcançados em áreas como a medicina cardiovascular, os transplantes, a medicina materno-infantil, o trabalho de formação e investigação e o aumento da esperança de vida. Mesmo os cuidados básicos, a prevenção e vacinação, conseguiram avanços extraordinários. Nada disso pode ser esquecido. E é por isso que é preciso salvar o SNS”, escreve.

NewsItem [
pubDate=2019-01-16 09:34:31.0
, url=http://expresso.pt/revista-de-imprensa/2019-01-16-Manuel-Alegre-O-SNS-nao-pode-continuar-a-ser-drenado-pelo-sector-privado
, host=expresso.pt
, wordCount=194
, contentCount=1
, socialActionCount=17
, slug=2019_01_16_2088488815_manuel-alegre-o-sns-nao-pode-continuar-a-ser-drenado-pelo-sector-privado
, topics=[revista de imprensa]
, sections=[]
, score=0.000000]