pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 16 jan. 09:00

A China já conseguiu fazer crescer plantas no inóspito ambiente da lua

A China já conseguiu fazer crescer plantas no inóspito ambiente da lua

A missão Chang’e-4 já tinha marcado pelo local escolhido para a alunagem, voltou a distingui-se com outro feito. A China já conseguiu fazer crescer plantas no inóspito ambiente da lua.

A decisão da China em alcançar a lua pareceu a muitos estranha, uma vez que pouco parecia haver lá para fazer. Mas o país não desistiu e conseguiu o seu intento, com a sua missão Chang’e-4.

Se esta já tinha marcado pelo local escolhido para a alunagem, voltou a distingui-se com outro feito. Já conseguiram fazer crescer plantas no inóspito ambiente da lua.

A missão Chang’e-4 mostrou o empenho da China em alcançar a lua e em conseguir feitos únicos. O primeiro foi a alunagem no lado oculto da lua.

Já há vida a crescer na Lua

Agora, e segundo informou a Universidade de Chongqing, outra proeza foi conseguida. Pela primeira vez, foi possível fazer crescer plantas no inóspito ambiente da lua. A importância é grande, uma vez que até agora ainda não tinha sido conseguido.

Para tal, a missão Chang’e-4 levou uma capsula onde foi criado um micro-ecossistema, que assim funcionou. é já possível ver a planta do algodão a crescer e a preparar-se para florir.

First in human history: A cotton seed brought to the moon by China's Chang'e 4 probe has sprouted, the latest test photo has shown, marking the completion of humankind's first biological experiment on the moon pic.twitter.com/CSSbgEoZmC

— People's Daily, China (@PDChina) January 15, 2019

Todos os elementos são controlados pela China

Para alimentar de energia este micro-sistema, a capsula tem acesso luz do sol, bem como a água. São várias as espécies, mas por agora apenas o algodão a crescer e a mostrar-se.

Para controlar esta experiência, está na terra uma capsula igual, onde as mesmas espécies têm acesso às mesmas condições base. Espera-se que estas floresçam de forma igual.

Naturalmente que as condições naturais são diferentes, com a lua a ter uma gravidade menor e acesso a energia mais controlado. Aparentemente estas condicionantes não parecem ter afetado a experiência.

O perigo que esta experiência representa

No final da experiência, que se pensa ter já acontecido, todo este material orgânico será decomposto e impedirá a contaminação da lua. Muitos cientistas estão preocupados com o resultado desta experiência e o que pode deixar no satélite da terra.

A agência espacial chinesa já garantiu que a capsula está selada e que nada será perdido. Desta forma não haverá o temido e tanto falado perigo de contaminação.

Mesmo tendo sido efémera, esta experiência e os seus resultados são únicos. Pela primeira vez ficou provado que, em condições especiais é possível fazer crescer plantas no nosso satélite natural. Ficam abertas as portas a muito que vem sendo procurado, para as viagens espaciais.

China foi o primeiro país a aterrar no “lado negro” da Lua

NewsItem [
pubDate=2019-01-16 10:00:26.0
, url=https://pplware.sapo.pt/ciencia/china-plantas-crescer-lua/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=423
, contentCount=1
, socialActionCount=24
, slug=2019_01_16_2025128824_a-china-ja-conseguiu-fazer-crescer-plantas-no-inospito-ambiente-da-lua
, topics=[tecnologia, plantas, china, chang`e 4, crescer, lua, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]