rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 16 jan. 06:43

Desmantelado gangue internacional que aliciava portuguesas para casamentos falsos

Desmantelado gangue internacional que aliciava portuguesas para casamentos falsos

As mulheres eram recrutadas para casarem com homens paquistaneses, que nunca tinham visto, a troco de “vários milhares de euros”.

Uma ação internacional coordenada desmantelou uma rede de casamentos falsos para obter vistos. Segundo a Europol, foram detidas 17 pessoas na Bélgica e três em Portugal.

O grupo de crime organizado recrutava mulheres portuguesas para casarem com homens paquistaneses que nunca tinham visto antes a troco de “vários milhares de euros”, descreve uma nota deste organismo europeu de polícia.

Após os matrimónios, os recém-casados viajavam para a Bélgica, onde as mulheres se empregavam em empresas alegadamente de fachada, cujas ações compravam para permitir aos maridos a permanência na União Europeia, a obtenção de vistos de residência e de prestações sociais.

As mulheres transferiam entre si a propriedade das ações para possibilitar outros recrutamentos.

Regra geral as mulheres regressavam a Portugal e só voltavam à Bélgica ocasionalmente, para controlos policiais e das autoridades de imigração.

A operação, que decorreu na terça-feira, envolveu uma equipa conjunta entre a Polícia Federal Belga e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português, que atuaram em Lisboa e no Algarve e nas cidades belgas de Ieper e Bruxelas.

Em Portugal, as autoridades detiveram três pessoas, fizeram nove buscas domiciliárias e apreenderam telemóveis e computadores.

Na Bélgica, foram detidas 17 pessoas em 18 buscas domiciliárias, em que foram descobertos 43 paquistaneses em situação irregular.

NewsItem [
pubDate=2019-01-16 07:43:30.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/137526/desmantelado-gangue-internacional-que-aliciava-portuguesas-para-casamentos-falsos
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=200
, contentCount=1
, socialActionCount=3
, slug=2019_01_16_1808655168_desmantelado-gangue-internacional-que-aliciava-portuguesas-para-casamentos-falsos
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]