observador.ptobservador.pt - 16 jan. 09:44

Lucros da TAP penalizados por “várias dezenas de milhões de euros” em indemnizações por atrasos

Lucros da TAP penalizados por “várias dezenas de milhões de euros” em indemnizações por atrasos

Atrasos e cancelamentos levaram a que a TAP tenha tido que pagar "várias dezenas de milhões de euros" em indemnizações a clientes. Companhia admite ter parte da culpa por pontualidade "muito fraca".

Atrasos e cancelamentos levaram a que a TAP tenha tido que pagar “várias dezenas de milhões de euros” em indemnizações a clientes, ao longo do ano de 2018. A informação, ainda que pouco concreta, foi avançada por Miguel Frasquilho na terça-feira, presidente do conselho de administração da TAP. Citado pelo Jornal de Negócios, o chairman da companhia aérea admite ter parte da culpa pela pontualidade “muito fraca”.

“Em termos de resultados, 2018 foi particularmente difícil e exigente”, reconheceu Miguel Frasquilho numa conferência promovida pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) para falar do turismo em Portugal. Ainda assim, o responsável garantiu que se não se repetirem os lucros do ano passado (de 100 milhões) isso só ficará a dever-se ao facto de este ser um ano de “intervalo” no que se espera ser uma trajetória “positiva e de crescimento” a médio e longo prazo.

Frasquilho pediu desculpa reconhecendo que parte da responsabilidade pelos atrasos e cancelamentos é da própria companhia aérea.

A TAP teve, em alguns meses, uma taxa de pontualidade abaixo dos 50%, algo que “não é aceitável” mas já está a ser corrigido — segundo Frasquilho, essa taxa tem oscilado entre os 80% e os 90%. Isso conseguiu-se, em parte, porque a empresa “teve de efetuar mais de 1.000 contratações, o que ajudou a debelar as dificuldades”.

NewsItem [
pubDate=2019-01-16 10:44:23.0
, url=https://observador.pt/2019/01/16/lucros-da-tap-penalizados-por-varias-dezenas-de-milhoes-de-euros-em-indemnizacoes-por-atrasos/
, host=observador.pt
, wordCount=217
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2019_01_16_1424101968_lucros-da-tap-penalizados-por-varias-dezenas-de-milhoes-de-euros-em-indemnizacoes-por-atrasos
, topics=[tap, empresas]
, sections=[economia]
, score=0.000000]