pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 16 jan. 10:00

Huawei manter-se-á à frente da Apple e Xiaomi durante 2019

Huawei manter-se-á à frente da Apple e Xiaomi durante 2019

Agora, graças ao relatório da TrendForce, temos algumas perspectivas mais animadoras para o ano de 2019. Segundo esta agência de análise de mercado Huawei manter-se-á à frente da Apple e da Xiaomi durante 2019

De acordo com os dados da agência TrendForce a Huawei continuará à frente da Apple e da Xiaomi durante todo o ano de 2019. Lugar que já vem ocupando desde meados de 2018 segundo os indicadores da IDC, Canalys, entre outras agências.

Como um todo, o mercado de dispositivos móveis deverá continuar a cair, vendendo-se menos terminais durante 2019. Previsões pouco otimistas que foram entretanto avançadas pelo portal BusinessInsider.

Agora, graças ao relatório da TrendForce, temos algumas perspectivas mais animadoras para o ano de 2019. Segundo esta agência de análise de mercado serão produzidos 1.41 mil milhões de smartphones este ano.

Por conseguinte, esta cifra representará um quebra de 3.3% face ao volume total de smartphones produzidos em 2018. Para justificar esta quebra, a agência cita o clima de tensão e guerra económica entre os Estados Unidos e a China.

A TrendForce deixa ainda o aviso de que esta quebra poderá chegar aos 5% caso as tensões se continuem a agravar. Algo que afetará diretamente a Huawei, bem como a Apple mas nem tanto a Xiaomi.

Samsung, Huawei, Apple e Xiaomi, o Top 4 do mercado de smartphones

A primeira, Huawei, vê-se barrada do mercado norte-americano, o 3º maior mercado de smartphones no mundo. Além disso, o clima de cisma para com a Huawei já se faz sentir em vários outros mercados cruciais.

A segunda, Apple, sofrerá acima de tudo com a revisão em baixa das suas perspectivas de venda na China. A isto pode-se juntar um agravamento nos custos de produção do seu iPhone no país asiático.

Ainda assim, perante este cenário de tensão entre ambos os países, a Huawei conseguirá sair vitoriosa. Ou, pelo menos, manter a sua segunda posição no mercado global de dispositivos móveis.

Contudo, certo é que até mesmo a Huawei não conseguirá desafiar eternamente a sorte. Não que isto a impeça de vender cerca de 205 milhões de smartphones durante o ano de 2019.

A Apple perdeu o 2º lugar para a Huawei em 2018

Já por sua vez, a Apple deverá totalizar uma quantia mais modesta de smartphones vendidos. De acordo com a TrendForce, serão vendidos cerca de 189 milhões de iPhones.

Em suma, a distância entre a segunda classificada – Huawei – e a terceira classificada – Apple – aumentará consideravelmente. Já por sua vez, a Xiaomi manterá a sua tendência de crescimento, aproximando-se da posição detida pela Apple.

Olhando agora com mais atenção para a posição da Xiaomi, o ano de 2019 afigura-se bastante positivo. Contudo, a Xiaomi terá que permanecer alerta para o crescimento igualmente impressionante da Oppo e da Vivo.

A Samsung continuará a liderar o mercado global de smartphones

Em primeiro lugar continuará a Samsung. A fabricante sul-coreana enfrentou um período de recessão bastante notório em 2018. Todavia, durante o ano de 2019 a TrendForce aponta uma recuperação da sua quota de mercado.

Assim sendo, analisando agora as estimativas de quota de mercado para 2019 teremos o seguinte quadro. Em primeiro lugar a Samsung com cerca de 20% de quota de mercado. Em segundo continuaremos a ter a Huawei com cerca de 18%.

Já por sua vez, em terceiro lugar teremos a Apple com cerca de 15% de quota de mercado. Em seguida encontraremos a Xiaomi com cerca de 9%, com a Oppo e a Vivo diretamente no seu encalce.

Em síntese, estas são as previsões da agência TrendForce para o mercado global de smartphones em 2019. Poderemos ter alguma surpresa face a estas estimativas?

NewsItem [
pubDate=2019-01-16 11:00:15.0
, url=https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/huawei-frente-apple-xiaomi-2019/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=564
, contentCount=1
, socialActionCount=10
, slug=2019_01_16_1348508534_huawei-manter-se-a-a-frente-da-apple-e-xiaomi-durante-2019
, topics=[apple, xiaomi, huawei, tecnologia, samsung, mobile, smartphones]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]