www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 16 jan. 09:00

Psique social portuguesa

Psique social portuguesa

Se tentássemos criar um país em laboratório, como Portugal, não daria certo. Todas as histórias da História de Portugal são, no fundo, improváveis, dão-nos elementos suficientes para saber que a gaiola em que vivemos não é um país, é um sonho e um mito. - Opinião , Sábado.

Bem sabido é que, para o filósofo do regime – Eduardo Lourenço –, Portugal é um lugar estranho, alucinado. Sofre de tantas doenças mentais, congrega em si tantas psicopatologias que parece fabricado de propósito para os psicanalistas. Que mais poderia pedir um psicanalista? Portugal é um paraíso para os freudianos, fornece matéria interessantíssima para os cultores da psicanálise, está repleto de sintomas que constituem verdadeiras ferramentas de trabalho para o psicanalista.

Se tentássemos criar um país em laboratório, como Portugal, não daria certo (como Portugal, de resto, que também nunca deu certo). Quanto mais se aprofunda na História de Portugal, mais inverosímil ela fica. Todas as histórias da História de Portugal são, no fundo, improváveis (o que só aumenta o seu fascínio), dão -nos elementos suficientes para saber que a gaiola em que vivemos não é um país, é um sonho e um mito.

Assine já a edição digital por 1€  para ler o artigo na íntegra ou encontre-o na edição em banca a 10 de janeiro de 2019.


NewsItem [
pubDate=2019-01-16 10:00:00.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/cronistas/joao-pedro-george/detalhe/psique-social-portuguesa
, host=www.sabado.pt
, wordCount=168
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2019_01_16_1299120514_psique-social-portuguesa
, topics=[opinião, joão pedro george]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]