www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 16 nov. 09:00

Toy Story 4: Como estará o quarto do Andy?

Toy Story 4: Como estará o quarto do Andy?

É oficial, Toy Story 4 estreia no verão do próximo ano. Fosse o mundo um lugar justo e já estaríamos no Toy Story 17, e apenas no Velocidade Furiosa 2. - Opinião , Sábado.

Vinte e quarto anos depois, não consigo imaginar a desarrumação em que estará o quarto do Andy. Quero acreditar que lá continuará a colcha com o semblante do mais carismático xerife do velho oeste, bem como o poster serigrafado exibindo em letras gordas "To the Infinity and Beyond". Confesso que ainda não estou preparado para o que aí vem.

São mais de duas dezenas de anos. O que terá acontecido ao brinquedo preferido do Andy? Estaremos em 2019. O fenómeno cinematográfico nunca esteve tão refém da moda e da apropriação cultural. Será que nesta quarta versão da sequela, puxando o cordão nas costas do Woody, em vez de se ouvir "Tenho uma cobra nas botas" ouviremos "Tenho uma cobra nos Adidas Stan Smith"?

Confiaria a minha vida à Pixar, mas há questões que me têm assombrado. Por onde andará o mais temível ranger espacial do comando estelar, o Buzz Lightyear? Continuará a dizer "Para o infinito e mais além!", ou para não ferir susceptibilidades dirá " Para 999999999,9999 e não mais além do que isso pois não é inclusivo estar a falar em conceitos quase-numéricos desapropriados para o grau de aprendizagem das crianças que são o público-alvo do filme!".

"Nenhum brinquedo deve ser deixado para trás", uma sábia tirada do Woody que aqui cito para demonstrar a mesma preocupação com todos aqueles brinquedos que nunca tiveram um lugar especial no coração do Andy. Aqueles que dormiam no meio da tralha dentro do caixote. Terão resistido ao tempo?

Terá o porquinho-mealheiro acumulado mais moedas durante estes vinte e quatro anos do que um parquímetro da EMEL no Chiado durante duas horas? Duvido.

Onde andará o Sr. Cabeça de Batata? Terá ido à clínica Maló fazer um lifting facial para finalmente fixar olhos, boca e nariz na cara? Não lhe auguro um final feliz. Com esta moda das dietas paleolíticas, imagino que o Andy já o tenha substituído pelo Sr. Cabeça de Quinoa.

E o Rex? Sendo a preservação das espécies um tema tão urgente nos dias de hoje, não me admiraria se o PAN tivesse já aprovado um projeto-lei para transferi-lo do quarto do Andy para um santuário de tiranossauros. 

Já que falamos de animais, não nos esqueçamos do Slinky — o único exemplar vivo de uma espécie híbrida que resulta do cruzamento entre um cão e uma mola. O facebook já está carregado de posts com cães desaparecidos e não me apetecia nada ter de estar a contribuir com mais um: "DESAPARECIDO. SLINKY. Última vez que foi visto foi há 8 anos no Toy Story 3".

Vamos lá ver no que isto dá. Tinha 5 anos quando vi o primeiro Toy Story e terei 29 quando for ver o Toy Story 4. Eu sei que a história é sobre brinquedos, mas não brinquem com os meus sentimentos.

Versão audio

NewsItem [
pubDate=2018-11-16 10:00:00.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/cronistas/guilherme-geirinhas/detalhe/toy-story-4-como-estara-o-quarto-do-andy
, host=www.sabado.pt
, wordCount=461
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2018_11_16_1591619767_toy-story-4-como-estara-o-quarto-do-andy
, topics=[opinião, guilherme geirinhas]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]