www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 13 nov. 12:37

Espanha já tem data para o 'fim' dos carros a gasolina, gasóleo e híbridos

Espanha já tem data para o 'fim' dos carros a gasolina, gasóleo e híbridos

Vários países preparam-se para proibir veículos com emiss��es de dióxido de carbono nas próximas décadas para garantir cumprimento do Acordo de Paris.

Espanha é o mais recente país a anunciar a proibição da venda de carros novos a combustão nas próximas décadas. A partir de 2040, não poderão ser comprados automóveis novos a gasolina, gasóleo ou mesmo híbridos ligeiros de passageiros e comerciais que libertem emissões de dióxido de carbono. E a partir de 2050 não será possível circular com automóveis ligeiros poluentes. Os planos foram revelados esta terça-feira pelo Ministério da Transição Energética em encontra com a imprensa espanhola.

O Governo de Pedro Sánchez, para garantir o cumprimento do Acordo de Paris, pretende promover a completa “descarbonização” da economia espanhola na segunda metade do século XXI, refere o jornal Expansión.

Nos municípios com mais de 50 mil habitantes, o executivo espanhol quer que existam “zonas de baixas emissões” antes de 2023. Também serão estudada a criação de impostos para que os veículos pesados de mercadorias possam usar determinadas infraestruturas. Nos postos de abastecimento, será obrigatória a instalação de pontos de carregamento em diferentes prazos e em função do seu volume de vendas.

Leia aqui: Estado e empresas investem para uma economia mais verde

Espanha vai ainda mais longe no combate aos combustíveis fósseis: serão proibidas novas autorizações para atividades de exploração petrolífera e ainda atividades de fracking (extração de hidrocarbonetos).

Há vários países que estão a implementar medidas que vão mudar radicalmente o mercado automóvel nas próximas décadas. Em Portugal, todos os veículos novos vendidos a partir de 2040 não poderão libertar emissões de carbono, tal como irá acontecer no Reino Unido. Mais cedo do que isso, em 2030, será proibida a venda destes automóveis na Holanda, Irlanda e Índia. Mas em 2025, na Noruega, será impossível encontrar um carro novo à venda que seja movido a gasolina ou gasóleo.

NewsItem [
pubDate=2018-11-13 13:37:25.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/outras/espanha-junta-se-aos-paises-que-querem-proibir-carros-a-combustao/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=285
, contentCount=1
, socialActionCount=53
, slug=2018_11_13_1064340406_espanha-ja-tem-data-para-o-fim-dos-carros-a-gasolina-gasoleo-e-hibridos
, topics=[transportes, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]