www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 24 set. 13:37

Brexit: Linha dura conservadora apoia plano de saída alternativo

Brexit: Linha dura conservadora apoia plano de saída alternativo

O Plano A+, alinhado com os Conservadores pró brexit, defende que Londres aja unilateralmente e procure um acordo comercial básico.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, enfrenta um plano rival para o brexit dentro do Partido Conservador britânico. O plano, que desafia as orientações apresentadas pela líder de Downing Street, é apoiado por alguns dos principais defensores da saída do Reino Unido da União Europeia e sugere um acordo de comércio básico com os 27, com uma fronteira mitigada entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.

O documento foi apresentado esta segunda-feira pelo think-tank Institute for Economic Affairs, no dia em que se inicia o congresso anual da oposição dos Trabalhistas de Jeremy Corbyn e em que alguma imprensa britânica, como o Telegraph, sustenta que o círculo de May tenta agora convencer a primeira-ministra a lutar por um acordo comercial semelhante ao obtido pelo Canadá com Bruxelas.

A proposta apoiada pela linha dura de conservadores defende um acordo base, negociável ao longo do período de 21 meses de transição do brexit, e a realização de negociações também com vários outros parceiros comerciais – incluindo Estados Unidos, China e Índia.

O plano critica a proposta de harmonização da regulação britânica com a da União proposta por May. Londres, defendem os autores, deve antes agir unilateralmente. “Muitas regras da UE são más para o crescimento: o Reino Unido precisa de ter a liberdade para fazer melhor”, argumentam. Caso Bruxelas se recuse depois a reconhecer as regras britânicas, o Reino Unido deve queixar-se junto da Organização Mundial do Comércio.

Quanto à questão da fronteira da Irlanda, aquele que tem sido um dos maiores pontos de divergência entre Bruxelas e o governo britânico, o plano apoiado pela fação defensora do brexit dos Conservadores propõe fatores de mitigação e facilitação do comércio nas fronteiras entre Irlanda e Irlanda do Norte via acordo comercial a ser negociado com a UE.

O documento, designado como “Plano A+”, é apoiado por nomes como David Davis, antigo responsável pela pasta do brexit que abandonou o cargo em desacordo com Theresa May, e Boris Johnson, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de May.

NewsItem [
pubDate=2018-09-24 14:37:54.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/economia/linha-dura-conservadora-apoia-plano-de-saida-alternativo/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=329
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_09_24_938479728_brexit-linha-dura-conservadora-apoia-plano-de-saida-alternativo
, topics=[economia, brexit]
, sections=[economia]
, score=0.000000]