visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 19 set. 13:34

Transferências bancárias em menos de dez segundos? Já é possível

Transferências bancárias em menos de dez segundos? Já é possível

Banco de Portugal anunciou a disponibilização de um serviço que permite transferências bancárias imediatas dentro do país ou entre quaisquer dos 34 países do espaço SEPA. Mas não será possível, para já, em todos os bancos.

As transferências em euros entre duas contas bancárias já podem estar disponíveis de imediato na conta do beneficiário. Pelo menos as condições técnicas já o permitem, anunciou esta quarta-feira o Banco de Portugal em comunicado.

Os valores transferidos entre contas, até um máximo de 15 mil euros, passam assim a poder ser disponibilizados num tempo máximo de dez segundos, 24 horas por dia, sete dias por semana e, assim, nos 365 dias do ano. E quer o beneficiário esteja em Portugal ou em qualquer um dos restantes 33 países do Espaço SEPA.

Esta transformação é possível pela criação de um subsistema dentro do SICOI - Sistema de Compensação Interbancária, a que as instituições de pagamento e instituições de moeda eletrónica envolvidos nas transferências passam a ter acesso.

Contudo, como se trata de um subsistema de adesão facultativa, nem todas as entidades poderão facultar este serviço numa primeira fase, refere o Banco de Portugal, que ainda assim espera que nos próximos meses a cobertura e amplitude cresça em termos de instituições participantes e de segmentos e canais que disponibilizam o serviço, acrescenta o comunicado.

NewsItem [
pubDate=2018-09-19 14:34:52.0
, url=http://visao.sapo.pt/exame/2018-09-19-Transferencias-bancarias-em-menos-de-dez-segundos--Ja-e-possivel
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=180
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_09_19_2097823515_transferencias-bancarias-em-menos-de-dez-segundos-ja-e-possivel
, topics=[exame, vida social / política / povo, economia, negócios e finanças, actividades económicas / finanças / dinheiro, banco, sepa, portugal, banco de portugal]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]