www.publico.ptpublico.pt - 19 set. 13:55

Sector da Construção representado por uma única associação

Sector da Construção representado por uma única associação

Casamento das duas associações de construção que representam o sector será formalizado esta quinta-feira no Porto, na sede da AICCOPN.

A AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, presidido por Reis Campos, e a AECOPS – Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços, presidida por Ricardo Gomes, formalizam quinta-feira, 20 de Setembro, um acordo de coligação, “para a criação de uma estrutura associativa que represente, de forma unitária e a todos os níveis, o sector da construção em Portugal e no estrangeiro.

Em comunicado, as duas estruturas associativas referem estar em causa “uma evolução estratégica e estrutural” do movimento associativo “com a qual se pretende corresponder às necessidades do país e das empresas que integram um sector que é o maior empregador privado nacional, e um cluster que representa 1/5 do PIB, e que é prioritário para o crescimento económico e para o desenvolvimento de Portugal”.

Actualmente, estas duas associações já tomavam posições conjuntas em nome da Fepicop – Federação da Indústria de Construção e Obras Públicas de Portugal, cuja presidência estava actualmente entregue ao responsável da AECOPS. Reis Campos, presidente da AICCOPN é também presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), uma cúpula associativa que integra também as estruturas representativas do sector da mediação e da promoção imobiliária.

Antes deste afunilamento na representatividade do sector também existia a Associação Nacional de Empreiteiros de Obras Publicas (ANEOP), que integrava as grandes construtoras – uma boa parte das quais acabou por desaparecer durante a crise.

NewsItem [
pubDate=2018-09-19 14:55:36.0
, url=https://www.publico.pt/2018/09/19/economia/noticia/sector-da-construcao-representado-por-uma-unica-associacao-1844505
, host=www.publico.pt
, wordCount=231
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_09_19_1275049199_sector-da-construcao-representado-por-uma-unica-associacao
, topics=[empresas]
, sections=[economia]
, score=0.000000]