sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 27 ago. 12:56

Cientistas preocupados com “última área de gelo” do Ártico que quebrou este ano

Cientistas preocupados com “última área de gelo” do Ártico que quebrou este ano

Cientistas não esperavam que fenómeno acontecesse tão depressa

A zona de gelo mais antiga e espessa do Ártico está a quebrar, estando a aparecer novas passagens em sítios que normalmente estariam congelados até chegar o verão. Este fenómeno – que foi possível ver através de um registo de satélite – está a acontecer na costa da Gronelândia e é já a segunda vez que se regista em 2018.

Apesar de a temperatura estar a subir em todo o planeta, os cientistas não esperavam que o gelo naquela zona começasse a partir tão depressa. “Esta área era vista como um último bastião e onde as alterações aconteceriam em último lugar, mas elas chegaram”, disse Walt Meier, investigador do National Snow and Ice Data Center, à CNN.

O gelo que se acumula a norte do Gronelândia é muito espesso, por causa de um fenómeno meteorológico que traz o gelo da Sibéria para a costa da Gronelândia. “O gelo não tem para onde ir e acumula-se. Em média, tem quatro metros de espessura e pode chegar a montanhas de 20 metros. Este gelo, compactado e grosso, não é fácil de ser movido”, explicou o investigador. 

Ruth Mottram, do Instituto Dinamarquês de Meteorologia, disse ao The Guardian que não é habitual haver “águas abertas na costa norte de Gronelânia” e que essa zona é designada como “a última área de gelo”.

A quebra de gelo tem consequências no clima do planeta, porque quando este derrete, em vez de refletir a luz solar é absorvida pelo mar fazendo com que a água e o ar envolvente aqueçam.

NewsItem [
pubDate=2018-08-27 13:56:34.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/623801/cientistas-preocupados-com-ltima-area-de-gelo-do-artico-que-quebrou-este-ano
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=250
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_08_27_2045261180_cientistas-preocupados-com-ultima-area-de-gelo-do-artico-que-quebrou-este-ano
, topics=[gelo, clima, gronelândia, vida, lifestyle]
, sections=[vida]
, score=0.000000]