expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 19 jul. 21:01

Donald Trump critica aumento das taxas de juro pela Reserva Federal

Donald Trump critica aumento das taxas de juro pela Reserva Federal

Presidente dos EUA reconheceu que os seus comentários podem suscitar preocupações em muitas pessoas, pelo facto de o Fed ser um regulador independente

O Presidente dos EUA, Donald Trump, afastou nesta quinta-feira os receios sobre a independência da Reserva Federal e disse estar "insatisfeito" com o aumento das taxas de juros promovida pelo banco central. "Não gosto nada deste trabalho que estamos a aplicar na economia e depois assistimos ao aumento das taxas", disse à estação televisiva CNBC.

Em junho a Reserva Federal (Fed) aumentou a sua política de taxas pela segunda vez em 2018 e projetou dois novos aumentos ainda durante o corrente ano. Trump reconheceu que os seus comentários podem suscitar preocupações em muitas pessoas, pelo facto de o Fed ser um regulador independente que se caracteriza pela sua presumível imunidade face às pressões políticas e da Casa Branca.

No início de 2018 Trump designou Jerome Powell para governador do Fed. Durante a campanha presidencial em 2016, Trump emitiu duras críticas ao Fed e acusou os seus responsáveis de manterem as taxas a níveis demasiado baixos para favorecerem os interesses do Partido Democrático da sua adversária Hillary Clinton.

NewsItem [
pubDate=2018-07-19 22:01:39.0
, url=http://expresso.sapo.pt/economia/2018-07-19-Donald-Trump-critica-aumento-das-taxas-de-juro-pela-Reserva-Federal
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=165
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_952084749_donald-trump-critica-aumento-das-taxas-de-juro-pela-reserva-federal
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]