sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 19 jul. 20:59

Estudo. E se a sua primeira memória fosse na verdade fictícia?

Estudo. E se a sua primeira memória fosse na verdade fictícia?

De acordo com a ciência, o ser humano não consegue lembrar-se do que aconteceu antes de completar três anos de idade

E se a sua primeira memória não fosse real? Pode parecer estranho, mas é o que nos diz um novo estudo levado a cabo pela City, Universidade de Londres, pela Universidade de Bradford e pela Nottingham Trent, pelo menos se não tinha três anos, já que o cérebro humano não é capaz de recordar nenhum evento antes desta idade.

De acordo com o estudo britânico, 38,6% dos 6.641 participantes, afirmaram que tinham memórias antes dos dois anos de idade e o mais incrível, 893 dos inquiridos disseram mesmo que se recordavam de episódios antes de completarem um ano.

Contudo, de acordo com a ciência, isto não é possível, uma vez que o ser humano não consegue lembrar-se do que aconteceu antes de completar três anos.

Depois de pedirem a todos os participantes que contassem a sua primeira memória e a idade que tinham na altura, os investigadores pediram ainda que não se baseassem em fontes como fotografias ou histórias familiares.

O estudo concluiu então que todas as memórias fictícias são apenas “fragmentos de experiências” que se misturam com as histórias que ouvimos ao longo da vida e também informação recolhida em fotografias que vimos. Tudo isto, junta-se e forma uma única memória.

NewsItem [
pubDate=2018-07-19 21:59:12.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/619687/estudo-e-se-a-sua-primeira-memoria-fosse-na-verdade-ficticia-
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=198
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_661769029_estudo-e-se-a-sua-primeira-memoria-fosse-na-verdade-ficticia
, topics=[crianças, memória, lifestyle]
, sections=[vida]
, score=0.000000]