rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 19 jul. 16:17

Brexit. Economia britânica será a mais prejudicada se não houver acordo

Brexit. Economia britânica será a mais prejudicada se não houver acordo

Um estudo do FMI aborda o impacto de uma saída do Reino Unido sem acordo, e chegou à conclusão de que teria mais impacto para os britânicos do que para a União Europeia.

A economia britânica vai sofrer mais danos do que as dos Estados-membros da União Europeia, no caso de não haver acordo para o Brexit. Esta é a conclusão de um novo estudo elaborado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado esta quinta-feira.

Segundo os dados do FMI, a economia da União Europeia vai contrair 1,5% caso não haja um acordo entre as duas partes para manter trocas comerciais, contra a queda de 4% no PIB do Reino Unido prevista no mesmo cenário.

Um anterior estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) calculava que, em 15 anos, a queda da economia britânica poderá chegar aos 5,1%. E um outro documento da London School of Economics (LSE) estimou uma descida de 9,5%.

O FMI diz ainda que este processo em caso de não haver acordo terá também mais repercussões para o emprego no Reino Unido do que para os 27 países do bloco.

Os que apoiam a saída do Reino Unido sempre defenderam que a saída da UE teria consequências muito mais nefastas para os restantes países europeus do que para os britânicos.

Comissão pede preparação para o cenário sem acordo

A Comissão Europeia afirma que "todos devem adotar planos para todos os cenários e assumir a responsabilidade pela sua situação específica", incluindo empresas e cidadãos, antes do dia oficial de saída da Grã-Bretanha da União Europeia, em 29 de março de 2019.

A CE alerta para situações específicas como a possibilidade de longas filas nas fronteiras e portos, interrupção das viagens aéreas e novas restrições à transferência de dados, se nenhum acordo de saída for firmado entre Londres e Bruxelas.

"O texto de hoje pede aos Estados membros e às entidades privadas que se preparem e façam um pedido ao Conselho Europeu para intensificar a preparação a todos os níveis", afirma a CE.

NewsItem [
pubDate=2018-07-19 17:17:08.0
, url=http://rr.sapo.pt/noticia/119247/brexit-economia-britanica-sera-a-mais-prejudicada-se-nao-houver-acordo
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=296
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_1695017378_brexit-economia-britanica-sera-a-mais-prejudicada-se-nao-houver-acordo
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]