expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 24 mai. 12:09

Espanha. Conhecidas as (pesadas) sentenças no caso Gürtel

Espanha. Conhecidas as (pesadas) sentenças no caso Gürtel

Francisco Correa, considerado o cabecilha da trama de corrupção que envolveu o PP, foi condenado a 51 anos de prisão, e Luis Bárcenas, ex- tesoureiro do partido, foi condenado a 33 anos de prisão e ao pagamento de uma multa superior a 44 milhões de euros

Foram esta quinta-feira conhecidas em Espanha as sentenças no caso Gürtel. A Audiência Nacional, principal instância penal do país, condenou o empresário Francisco Correa a 51 anos de prisão, como cabecilha da trama de corrupção política que envolve o PP e que deu origem ao processo. Luis Bárcenas, ex- tesoureiro do Partido Popular, foi condenado a 33 anos de prisão, a que acresce o pagamento de uma multa superior a 44 milhões de euros, tendo à sua mulher, Rosalía Iglesias, sido decretada uma pena de 15 anos de prisão.

Ao todo, o tribunal condenou 29 dos 37 acusados a 351 anos de prisão. A decisão do tribunal, por dois votos contra um, dá como provado que que o partido (enquanto instância jurídica) e a ex-ministra da Saúde, Ana Mato, beneficiaram da atividade ilícita da trama. Mato terá de devolver 27.857 euros por viagens e prendas familiares pagas ao seu ex-marido, o antigo autarca de Pozuela de Alarcón, Jesus Sepúlveda, também ele condenado a 14 anos de cárcere”, avança o El País.

No centro do caso Gürtel estiveram os negócios realizados por Francisco Correa, figura da alta sociedade de Madrid, que teceu uma rede de contactos em municípios e comunidades autónomas governados pelo Partido Popular. Através de subornos e presentes caros Correa conseguia que lhe fosse adjudicada a organização de eventos do partido, bem como negócios imobiliários. Os lucros iam parar a contas secretas e paraísos fiscais.

Uma denúncia de José Luis Peñas, vereador do PP numa localidade próxima da capital espanhola, levou à intervenção da polícia, em 2007, o que pôs em marcha o processo. Só posteriormente se conheceu a sua real dimensão.

NewsItem [
pubDate=2018-05-24 13:09:01.0
, url=http://expresso.sapo.pt/internacional/2018-05-24-Espanha.-Conhecidas-as--pesadas--sentencas-no-caso-Gurtel
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=270
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_24_1340294319_espanha-conhecidas-as-pesadas-sentencas-no-caso-gurtel
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]