www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 23 mai. 19:33

Acer desafia Apple e Microsoft com novos Chromebooks

Acer desafia Apple e Microsoft com novos Chromebooks

No evento Next, a fabricante asiática lançou uma bateria de modelos com Chrome OS para empresas, educação e consumo

A Acer pretende levar tudo à frente no mercado de tablets e portáteis com Chrome OS, o sistema operativo desenvolvido pela Google que fornece uma alternativa cada vez mais viável à Apple e à Microsoft. No evento anual Next, o CEO da empresa Jason Chen mostrou uma série de novos Chromebooks com potencial para fazer estragos. Entre eles está o primeiro tablet dedicado ao mercado da educação com Chrome OS, o Chromebook Tab 10 – que é um concorrente direto do iPad 2018 que a Apple apresentou em março com preço especial para educação.

A guerra entre as fabricantes pelo controlo das salas de aula está instalada, com grandes avanços feitos pelos modelos Chromebook nos últimos dois anos. Os preços mais baixos, a integração com produtos Google que toda a gente usa e a facilidade de gestão por parte das escolas estão a ditar um crescimento exponencial da adoção destes modelos em detrimento de iPads e tablets com Windows. Isso mesmo demonstrou Gary Brantley, diretor de sistemas de informação do distrito escolar do condado de DeKalb, Atlanta, que esteve em palco no Next para falar do mega investimento em Chromebooks: mais de 80 mil dispositivos e um orçamento de 27 milhões de dólares a dois anos com uma forte parceria com a Acer.

“Queremos integrar a plataforma e a comunidade para criar um ecossistema baseado em Chrome para que os estudantes aprendam de uma forma mais agradável”, declarou Jason Chen. A Acer introduziu também o Innovative School Program para educação, destinado a apoiar escolas e instituições de ensino. Já foram escolhidas 15 escolas na região europeia, estando programados testes piloto alargados a toda a EMEA.

Chromebooks para empresas

A investida da Acer, que foi a primeira parceira da Google nos Chromebooks – Jason Chen disse que já venderam 10 milhões – ganhou novos contornos com dois modelos revelados hoje para uso profissional. É um passo importante, tendo em conta que os recentes portáteis com Chrome OS virados para este segmento da Samsung e da Asus não surpreenderam muita gente e que a Google pretende conquistar uma fatia maior deste lucrativo negócio.

O Acer Chromebook 13 e o Spin 13 são inteiramente feitos de alumínio e enquadram-se na categoria premium de portáteis ultra finos e leves, uma das poucas que continua a crescer neste mercado. A diferença entre ambos é que o Spin 13 é um convertível, dobrando como tablet, e o 13 tem um formato mais tradicional. São os primeiros Chromebooks com processadores Intel Core i5 de 8ª geração, uma distinção importante – até porque tem sido a dificuldade destes positivos de correrem aplicações complexas um dos motivos pelos quais fizeram menos estragos no mercado profissional que no segmento da educação.

Estes modelos novos trazem ecrã de 13,5 polegadas, caneta Wacom integrada e um touchpad com Gorilla Glass da Corning. “É o Chromebook mais poderoso do mundo”, afiançou a Acer em palco.

Isto significa que o 13 e o Spin 13 (principalmente este último) irão concorrer também com a própria Google e o seu Pixelbook, introduzido em outubro passado.

A Acer ainda não referiu quanto os dispositivos irão custar em Portugal, mas os preços deverão ser mais baixos que o habitual para esta categoria. Esse é um dos trunfos do Chromebook, cujo conceito é um dispositivo leve, todo baseado nos serviços cloud da Google, que não é propriamente conhecido pelo poder de processamento. A Acer está a tentar destacar-se nisso com a introdução de processadores Intel Core i5.

O evento serviu também para a revelação do Spin 15, o primeiro “dois-em-um” com Chrome OS e ecrã de 15 polegadas (neste caso os processadores são mais fracos, Celeron ou Pentium), e a atualização da linha Swift com Windows, além de um refrescamento completo da linha de gaming – Nitro, Predator Helios e Predator Orion.

NewsItem [
pubDate=2018-05-23 20:33:32.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/buzz/acer-desafia-apple-e-microsoft-com-novos-chromebooks/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=629
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_23_802381528_acer-desafia-apple-e-microsoft-com-novos-chromebooks
, topics=[tecnologia, economia]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia, topstories]
, score=0.000000]