sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 23 mai. 16:25

OPA à EDP. China Three Gorges tem até dia 1 de junho para registar oferta

OPA à EDP. China Three Gorges tem até dia 1 de junho para registar oferta

O preço oferecido já foi considerado baixo pela administração da elétrica liderada por António Mexia.

A China Three Gorges (CTG) tem até 1 de Junho para requerer o registo da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP e EDP Renováveis. A informação foi avançada por um documento com perguntas e respostas sobre a operação publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Após a receção e análise dessa documentação, as entidades visadas na oferta têm que enviar ao oferente, à CMVM e divulgar ao público, um relatório sobre a oportunidade e as condições da oferta”, diz o regulador.

O registo da operação e o posterior lançamento da oferta sobre a EDP ficarão dependentes, além dos aspetos previstos na lei e da apreciação pela CMVM, da verificação das condições a que a CTG sujeitou o lançamento da oferta e que constam do anúncio preliminar, divulgado a 11 de Maio. Entre estas destacam-se a alteração dos estatutos da EDP e um conjunto de autorizações e não oposições de autoridades, nacionais e estrangeiras.

Valor oferecido em causa

O preço oferecido pelos investidores estrangeiros poderá comprometer o sucesso da operação. Em cima da mesa está uma proposta de 3,26 euros por cada ação da empresa liderada por António Mexia, avaliando-a assim em cerca de 11 920 milhões de euros com vista a ficar com 100% da elétrica portuguesa. Para a EDP Renováveis, a contrapartida ainda é menos atraente: 7,33 euros.

Estes valores já receberam nota negativa por parte do conselho de administração da EDP que, numa nota enviada na semana passada à CMVM considerou que “o preço oferecido não reflete adequadamente o valor da EDP e o prémio implícito na oferta é baixo considerando a prática seguida no mercado Europeu das ‘utilities’ nas situações onde existiu aquisição de controlo pelo oferente”.

A verdade é que esta OPA já fez mexer o mercado de assessores financeiros e jurídicos. A CTG contratou o Bank of America Merril Lynch como assessor financeiro para a operação e ainda o português BCP – que também um acionista de referência da elétrica, com uma participação de 2,44% – como intermediário financeiro. Já a EDP recorreu ao suíço UBS e também ao Morgan Stanley. 

NewsItem [
pubDate=2018-05-23 17:25:00.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/613255/opa-a-edp-china-three-gorges-tem-ate-dia-1-de-junho-para-registar-oferta-
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=346
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_23_367653194_opa-a-edp-china-three-gorges-tem-ate-dia-1-de-junho-para-registar-oferta
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]