exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 25 abr. 21:00

Gumshoe, os ténis feitos de pastilha elástica reciclada

Gumshoe, os ténis feitos de pastilha elástica reciclada

Os designers da Explicit Wear, os especialistas da Gumdrop e os responsáveis por marketing da cidade de Amesterdão colaboraram num projeto que usa pastilha elástica reciclada como componente para uns ténis.

Na verdade, é apenas a sola que é feita de pastilha elástica reciclada. Os resíduos das pastilhas compõem 20% do material usado para fazer as solas, explica o The Verge. Anna Bullus, coordenadora do projeto na Gumdrop, diz que foi necessário dissecar a pastilha para criar um novo tipo de borracha. De acordo com os responsáveis da iniciativa, só em Amesterdão são deixadas quase uma tonelada e meia de pastilhas no chão e a cidade gasta milhões para os remover. Para esta iniciativa, é usado um quilograma de pastilha para cada quatro pares de ténis.

O componente usado nas solas, o Gum-Tec, é moldado para cada sapato e garante tanta resistência quanto as solas “normais”, além de oferecer um leve aroma a pastilha. O resto do sapato é feito de couro. O próximo passo que os responsáveis querem oferecer é a possibilidade de se substituir e reciclar a sola, quando esta se desgastar, além da expansão para outras cidades.

Os primeiros ténis Gumshoe devem estar disponíveis em junho com um preço a rondar os 190 euros.

NewsItem [
pubDate=2018-04-25 22:00:27.0
, url=http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2018-04-25-Gumshoe-os-tenis-feitos-de-pastilha-elastica-reciclada
, host=exameinformatica.sapo.pt
, wordCount=175
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_04_25_675550823_gumshoe-os-tenis-feitos-de-pastilha-elastica-reciclada
, topics=[tecnologia, gumshoe, gumdrop, amesterdão, explicit wear, gum-tec, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]