www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 19 abr. 16:09

Reino Unido funcionou 55 horas consecutivas sem carvão pela primeira vez na história

Reino Unido funcionou 55 horas consecutivas sem carvão pela primeira vez na história

Pela primeira vez na história do Reino Unido, o país operou 55 horas seguidas sem a utilização de carvão.

O Reino Unido funcionou um número recorde de 55 horas consecutivas sem carvão, batendo o último recorde de 40 horas livres de recursos não renováveis atingido em Outubro, segundo a Bloomberg. Um feito concretizado numa altura em que os combustíveis fósseis começam a perder terreno para as energias renováveis.

Entre as 22 horas de segunda-feira, em Londres e as 5 horas de quinta-feira, o Reino Unido ficou por tempo recorde sem a utilização de usinas de carvão. Por sua vez as turbinas eólicas produziram maiores quantidades de energia.

O Reino Unido foi um dos primeiros países a adoptar a energia renovável como recurso para a criação de electricidade no país. Tem um número de turbinas eólicas instaladas muito superior a outros países e igualmente campos de painéis solares que começam cada vez mais a atender à maior procura por fontes renováveis, segundo a Bloomberg.

O governo britânico pretende desligar todas as usinas de carvão até 2025 e dar prioridade às energias renováveis.

Já em Março deste ano, Portugal funcionou também, a nível eléctrico, durante 69 horas, através de fontes renováveis. Entre as 16 horas de sexta-feira, dia 9 de Março, e as 13 horas de segunda-feira, 12 de Março, o consumo de electricidade em Portugal operou inteiramente em função de recursos renováveis.

Já em 2016, Portugal tinha realizado o mesmo feito, mas por um período mais longo. Durante 107 horas consecutivas, as renováveis asseguraram todo o consumo em Portugal Continental. Foram mais de quatro dias com electricidade produzida exclusivamente a partir de energias renováveis. A chuva e o vento foram também aqui os únicos motores da energia em Portugal, sem necessidade de recorrer a carvão ou a gás natural.

NewsItem [
pubDate=2018-04-19 17:09:58.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/ambiente/detalhe/reino-unido-funcionou-55-horas-consecutivas-sem-carvao-pela-primeira-vez-na-historia
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=275
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_04_19_1311775706_reino-unido-funcionou-55-horas-consecutivas-sem-carvao-pela-primeira-vez-na-historia
, topics=[minérios e metais, energias alternativas, reino unido, ambiente, energia, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]