www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 18 fev. 18:00

Sondagem: maioria prefere que o PS se entenda à esquerda

Sondagem: maioria prefere que o PS se entenda à esquerda

Numa altura em que o PSD de Rui Rio parece menos indisponível para acordos com o PS, a maioria do eleitorado revela uma preferência por entendimentos dos socialistas à esquerda. Margem de diferença não é muito grande.

A maioria dos portugueses prefere que o PS se entenda com os partidos à sua esquerda. Porém, a diferença não é grande e a opinião dos portugueses é muito condicionada pelo seu posicionamento político.

Estas são as principais conclusões de uma sondagem realizada pela Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã. "O que é melhor para os portugueses, que o PS dê prioridade a entendimentos à esquerda com o Bloco de Esquerda e o PCP ou dê prioridade a entendimentos à direita, com o PSD e o CDS?" A esta pergunta, 47,5% dos inquiridos respondeu que os socialistas devem fazer acordos à esquerda, enquanto 39,6% tem a opinião contrária.  

A posição dos portugueses é muito influenciada pelas suas opções políticas. Os eleitores que dizem votar no PS, Bloco ou PCP preferem claramente entendimentos à esquerda, ao passo que os eleitores que votam no PSD ou no CDS defendem entendimentos dos socialistas à direita.

À esquerda, o entusiasmo com os acordos à esquerda é maior entre comunistas e bloquistas do que entre socialistas: 95% dos eleitores da CDU preferem acordos do PS à esquerda, percentagem que desce ligeiramente para 89% entre os eleitores do Bloco. No PS, é também uma maioria clara a que escolhe entendimentos à esquerda, rondando os 70%.

Já à direita, passa-se o contrário e de forma enfática: no CDS, 92% dos eleitores preferiam que o PS se entendesse com a direita. No PSD – agora liderado por Rui Rio que já admitiu acordos sectoriais com o PS – essa percentagem desce para 83,2%.


A questão da idade não parece interferir na escolha dos portugueses, com uma excepção clara: os reformados preferem acordos à esquerda (47%) e não à direita (33%). Em termos regionais, e seguindo a tendência política de um país cujo Sul se inclina à esquerda e o Norte à direita, a sondagem da Aximage mostra que na Área Metropolitana de Lisboa (tal como no Porto) e no Sul se defende acordos do PS à esquerda, enquanto no Norte e Centro a preferência vai para a direita.

NewsItem [
pubDate=2018-02-18 19:00:00.0
, url=http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/sondagem-maioria-prefere-que-o-ps-se-entenda-a-esquerda
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=338
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_02_18_1799680237_sondagem-maioria-prefere-que-o-ps-se-entenda-a-esquerda
, topics=[psd, ps, cds, política, aximage, entendimentos, esquerda, pcp, bloco de esquerda, sondagem, acordos, direita]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]