sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 18 fev. 19:39

BCE. Eurogrupo vota esta segunda o sucessor de Vítor Constâncio

BCE. Eurogrupo vota esta segunda o sucessor de Vítor Constâncio

Lane foi considerado “o mais convincente” pelo Parlamento Europeu. Mas De Guindos terá maior apoio entre os países da zona euro. Portugal já oficializou o seu apoio ao candidato espanhol.

Os ministros da Zona Euro vão eleger esta segunda-feira o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE). Na corrida está o espanhol Luis de Guindos e o irlandês Philip Lane para assumir o cargo que, até aqui, estava ocupado por Vítor Constâncio e que ficará vago a dia 31 de maio.   

Para já, Philip Lane foi considerado o candidato “mais convincente” pela comissão de economia. “Os dois candidatos fizeram uma boa apresentação. A maioria dos grupos políticos considerou o desempenho do governador Lane mais convincente. Alguns grupos manifestaram reservas quanto à nomeação do ministro Guindos”, revelou o presidente da comissão, Roberto Gualtieri. Ao mesmo tempo,  lamentou que, os países não tenham apresentado mulheres ao cargo, reiterando a sua posição em defesa de “uma representação com maior equilíbrio de género no BCE”. 

No entanto, Luis de Guindos poderá  ter o maior apoio entre os países da zona euro. O ministro espanhol ainda chegou a ser falado para presidente do Eurogrupo, mas Madrid acabaria por apoiar a candidatura de Centeno.  Agora é a vez de Portugal retribuir o apoio, o que já foi assumido publicamente por António Costa.

Também a Alemanha pode ter interesse em continuar a ter um país do Sul na direção do BCE para poder ter um candidato à presidência na sucessão de Mario Draghi em 2019.

A verdade é que a opinião do Parlamento Europeu não tem qualquer caráter vinculativo. A escolha será debatida esta segunda-feira no Eurogrupo e no dia seguinte no Ecofin. Por maioria qualificada dos membros da zona euro (14 em 19), será feita uma recomendação formal ao Conselho Europeu, que terá a palavra final na cimeira de 22 e 23 de março. 

O próprio De Guindos desvalorizou o “chumbo ” do Parlamento Europeu ao considerar que “o importante é o que se vai passar no Eurogrupo e no Ecofin”. O espanhol disse ainda estar “otimista”, já que considera que os apoios são “suficientes” para chegar à vice-presidência do BCE. 

Perfis

Lane, de 48 anos, é professor de economia no Trinity College de Dublin, tem um doutoramento da universidade norte-americana de Harvard e deu aulas na universidade de Columbia. 

Desde outubro de 2015 dirige o Banco Central Irlandês, depois de aceitar um contrato de sete anos com a entidade emissora da Irlanda. Durante a sua carreira, Lane também desenvolveu trabalhos de consultadoria para a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e vários bancos centrais, incluindo o BCE.

Já Luis de Guindes, com 58 anos é o atual ministro da economia espanhol.   

O vencedor vai assumir o cargo no dia 1 de junho por um período de oito anos. A par desta votação, a reunião do Eurogrupo vai discutir ainda o ponto de situação da Grécia e o aprofundamento da União Monetária. 

NewsItem [
pubDate=2018-02-18 20:39:28.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/601058/bce-eurogrupo-vota-esta-segunda-o-sucessor-de-vitor-const-ncio-
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=449
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_02_18_1649238133_bce-eurogrupo-vota-esta-segunda-o-sucessor-de-vitor-constancio
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]