www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 18 dez. 10:33

Trump. Reforma fiscal é "melhor prenda de Natal" de sempre

Trump. Reforma fiscal é "melhor prenda de Natal" de sempre

Trump garantiu que as leis irão ajudar a trazer de volta cerca de 4 biliões de dólares de lucros das empresas que estão cativos no estrangeiro.

“Um dos melhores presentes de Natal de sempre”. Foi assim que o presidente Donald Trump se referiu à histórica reforma fiscal em marcha nos Estados Unidos, que deverá ser aprovada já amanhã pelo Congresso e assinada pelo próprio Trump até ao final da semana.

Contra as críticas do Partido Democrata, que argumenta que a maior reforma fiscal dos últimos 30 anos favorece sobretudo as empresas os americanos mais abastados, Trump respondeu dizendo que “será um dos melhores presentes de Natal para as pessoas da classe média”.

Em cima da mesa está a promessa de grandes cortes nos impostos sobre os rendimentos das famílias e, acima de tudo, das empresas americanas, com a taxa de IRC a sofrer um corte dos atuais 35% para 21% e o IRS a descer de 39,6% para 37%, sobretudo para os americanos com rendimentos mais elevados. Na visão dos democratas, a reforma fiscal irá agravar ainda mais o défice federal. Estudos de analistas independentes mostram que as empresas e a classe alta beneficiarão de forma “desproporcional”.

De acordo com análises independentes apresentadas pelo governo americano, a reforma fiscal irá somar 1 bilião de dólares ao défice nacional de 20 biliões no espaço de dez anos, já contando com o efeito de crescimento económico que as medidas terão.

Trump garantiu que as leis irão ajudar a trazer de volta à economia americana cerca de 4 biliões de dólares de lucros das empresas que estão cativos no estrangeiro, já que a reforma prevê novas regras para o repatriamento dos lucros gerados fora do país.

“Isto vai trazer o dinheiro de volta. Como por exemplo, pensamos que 4 biliões vão voltar a entrar no país. Este dinheiro está preso no exterior há anos e anos”, disse Trump.

Os efeitos de choque da reforma fiscal de Trump já se fizeram sentir do outro lado do Atlântico e ameaçam provocar uma guerra comercial UE-EUA. Os ministros da Economia e das Finanças das cinco maiores potências europeias já escreveram a Washington a avisar que as medidas violam as regras do comércio mundial e irão provocar uma catástrofe nas relações comerciais entre os dois blocos.

O texto da lei foi ultimado na passada 6ª feira, depois dos senadores republicanos Marco Rubio and Bob Corker terem manifestado o seu apoio. No entanto, outros três senadores também do Partido republicano – Susan Collins, Jeff Flake and Mike Lee.(cujos votos são decisivos para a votação no Senado, onde Trump mantém uma magra maioria de 52 votos contra 48 democratas) – mantêm ainda a sua intenção de voto em aberto. Uma aprovação da reforma fiscal no congresso daria a Trump a sua primeira grande vitória legislativa desde que tomou posse, em janeiro de 2017.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 11:33:42.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/internacional/1121707/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=441
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_202667439_trump-reforma-fiscal-e-melhor-prenda-de-natal-de-sempre
, topics=[eua, economia]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]