observador.ptobservador.pt - 18 dez. 17:49

#OQueFazerNumAtentado. Não se atire ao chão a fingir que está morto

#OQueFazerNumAtentado. Não se atire ao chão a fingir que está morto

Conheça as saídas de emergência. Se encontrar um objeto suspeito, afaste-se. Fuja. Os conselhos são do Ministério da Administração Interna espanhol que divulgou um vídeo de como reagir num atentado.

#OQueFazerNumAtentado é o slogan da campanha lançada esta segunda-feira em Espanha. O Ministério da Administração Interna espanhol divulgou um vídeo com conselhos para os cidadãos saberem como agir em caso de atentado terrorista.

O Ministério alerta que os cidadãos devem conhecer as saídas de emergência para fugir assim que puderem: “Quando a fuga for segura, afaste-se da zona de perigo. Use as saídas de emergência. Evite os elevadores. Não pare para ir buscar pertences ou objetos”.

Siga as instruções das autoridades. Não faça ruídos e ponha o telemóvel em silêncio. Evite movimentos bruscos que podem ser considerados uma ameaça”, aconselha ainda o Ministério da Administração Interna no vídeo.

O vídeo coloca a possibilidade de não haver oportunidade para fuga. Aí, o conselho é: “Esconda-se”. Caso não haja saída de emergência, os cidadãos devem proteger-se atrás de um muro ou obstáculo resistente a balas“. O vídeo alerta ainda para outra questão: “Se encontrar algum objeto suspeito, afaste-se e alerte as autoridades”.

ABRIMOS HILO OFICIAL:
El nivel alerta antiterrorista en España es alto.
Sin caer en alarmismos, estos 10 sencillos consejos sobre #QuéHacerEnUnAtentado harán que aumente la seguridad de todos.
Máxima difusión, por favor. Retuitea y hazlo llegar a tus conocidos. pic.twitter.com/xGCBWWNyc4

— Ministerio Interior (@interiorgob) December 18, 2017

A campanha sublinha ainda a necessidade de, em caso de atentado, em todos os cenários, se manter a calma. “Terá mais possibilidades de não sofrer danos”, alerta o vídeo.

Não se atire ao chão a fingir que está morto”, aconselha ainda o Ministério da Administração Interna através do vídeo que divulgou.

Outros conselhos da lista são ajudar outras vítimas, se possível: “Alerte outras pessoas para que não se aproximem. Se puder, ajude outras pessoas a afastar-se do foco de perigo”.

Não são conselhos para os espanhóis, mas conselhos genéricos, explicou o ministro da Administração Interna espanhol, Juan Ignacio Zoido, em conferência de imprensa.

O vídeo, de um minuto e cinquenta segundos, foi publicado no Twitter do Ministério da Administração Interna espanhol. Já tem cerca de 80 mil visualizações e 5,6 mil partilhas.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 18:49:55.0
, url=http://observador.pt/2017/12/18/oquefazernumatentado-nao-se-atire-ao-chao-a-fingir-que-esta-morto/
, host=observador.pt
, wordCount=330
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1838559631_-oquefazernumatentado-nao-se-atire-ao-chao-a-fingir-que-esta-morto
, topics=[europa, espanha, terrorismo, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]