sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 18 dez. 09:21

PSD. Santana com quase 40 deputados na comissão de honra

PSD. Santana com quase 40 deputados na comissão de honra

Santana apresenta comissão de honra com mais de 200 nomes. Líder parlamentar do PSD é um deles

Santana Lopes conta com 37 dos 89 deputados do PSD na Comissão Nacional da sua candidatura. Hugo Soares, líder parlamentar, Fernando Negrão, Teresa Morais ou Carlos Abreu Amorim são alguns dos parlamentares que estão ao lado de Santana na corrida pela liderança do partido.

O líder parlamentar do PSD declarou, neste fim de semana, o apoio à candidatura de Santana com o argumento de que “foi primeiro-ministro de Portugal e foi um excelente primeiro-ministro de Portugal”, porque “tinha um bom governo e tinha, sobretudo, as políticas certas, estava a fazer aquilo que o país precisava que se fizesse”.

Hugo Soares diz mesmo não ter “dúvidas nenhumas de que, em 2019, Pedro Santana Lopes voltará a ser primeiro-ministro de Portugal”.

O candidato conta com o apoio da maioria dos deputados que pertence à direção do grupo parlamentar do PSD. Sete dos 13 deputados que integram a direção da bancada estão na Comissão Nacional da candidatura. Hugo Soares, Carlos Abreu Amorim, José Cesário, Miguel Santos, Nuno Serra, Amadeu Albergaria e Sérgio Azevedo fazem parte da lista.

Ex-ministros e atores São mais de 200 nomes que aceitaram integrar a comissão de honra do ex-primeiro-ministro. Entre eles, vários ex-ministros, como Álvaro Barreto, Rui Gomes da Silva e Fernando Negrão, que pertenceram ao governo liderado por Santana Lopes. Mas também Braga de Macedo, ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva, António Martins da Cruz, que foi ministro dos Negócios Estrangeiros de Durão Barroso, e Teresa Morais, ministra da Cultura no segundo governo de Passos Coelho.

Aparecem ainda vários nomes ligados ao poder local. Os autarcas que mais se destacam são Carlos Carreiras, presidente da câmara de Cascais e ex-vice-presidente do partido, Ribau Esteves, presidente da câmara de Aveiro, Fernando Seara, vereador na câmara de Odivelas e Fernando Costa, vereador na autarquia de Leiria.

Fora da política, Santana conta com o apoio de empresários, escritores, atores e médicos. Fernando Póvoas, Pedro Granger, Margarida Salema, e Maria João Lopo de Carvalho integram esta comissão. O último nome da lista da Comissão Nacional da candidatura é de Zita Seabra.

O candidato à liderança do PSD disse que a “preocupação não foi criar uma comissão de pessoas com muito tempo de governo no passado”, mas “reunir pessoas que, algumas delas tiveram responsabilidades antes, mas vão ter muitas responsabilidades no futuro”.

Uma indireta para Rui Rio, que tem vários históricos do partido na sua comissão de honra. Nomes como Manuela Ferreira Leite, Ferreira do Amaral, Arlindo Cunha, Mira Amaral, Ângelo Correia, Couto dos Santos ou Silva Peneda estão ao lado do ex-autarca do Porto. 

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 10:21:17.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/592869/psd-santana-com-quase-40-deputados-na-comissao-de-honra
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=415
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1651082571_psd-santana-com-quase-40-deputados-na-comissao-de-honra
, topics=[psd, politica, santana lopes]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]