observador.ptobservador.pt - 18 dez. 17:39

332 passageiros de um cruzeiro foram afetados por um norovírus

332 passageiros de um cruzeiro foram afetados por um norovírus

Nos EUA, 332 passageiros de um cruzeiro foram afetados por um norovírus, dois dias depois de o navio ter saído de Miami. Este já não é o primeiro caso que acontece na Royal Caribbean.

Mias de 330 passageiros do navio Independence of the Seas foram infetados com um norovírus dois dias depois de o cruzeiro ter saído do Porto Everglades, em Miami, EUA. Este vírus é normalmente transmitido por água ou alimentos contaminados, sendo uma das principais causas de gastroenterites.

Na quinta-feira, a companhia Royal Caribbean distribuiu uma carta a informar os passageiros sobre o surto, na qual se podia ler que, “por precaução, implementámos procedimentos de higiene melhorados, conforme recomendado pelo Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) e Agências para a Saúde Pública”.

Most employees handling needs of people coming off Independence of the Seas at Port Everglades are wearing gloves after hundreds of passengers came down with an illness on board @WPLGLocal10 pic.twitter.com/XCno3fB5sx

— Erica Rakow (@EricaRakow) December 16, 2017

A carta aconselhava os passageiros a lavar sempre as mãos antes das refeições e a pedir ajuda médica a quem tivesse sintomas como náuseas, vómitos ou diarreia. A partir do momento em que os passageiros começaram a queixar-se com os sintomas, a maior parte dos empregados passou a utilizar luvas.

Normalmente, os sintomas aparecem entre 12 a 48 horas depois de a pessoa estar exposta ao vírus, de acordo com o CDC, e normalmente desaparecem entre um a três dias depois.

Se está doente com norovírus, pode sentir-se extremamente doente e vomitar ou ter diarreia várias vezes por dia”, afirmou o CDC.

Razão pela qual, num cruzeiro a contaminação pode ser ainda mais desconfortável e difícil de curar, já que num ambiente como este, o vírus é muito mais facilmente transmitido, porque a todo o momento as pessoas podem estar em contacto com alguém infetado, devido às áreas partilhadas.

Passenger (@CruiseNiche) shared these photos with us of crews in protective gear sanitizing Independence of the Seas cruise ship. Many tell us people were vomiting in the elevators/halls trying to get to the doctor @WPLGLocal10 pic.twitter.com/zdXDPiiasV

— Erica Rakow (@EricaRakow) December 16, 2017

Mas o Independence of the Seas não foi o único cruzeiro desta companhia a ser afetado por um surto como este: mais de 200 pessoas que estavam a bordo do cruzeiro Ovation of the Seas, que fazia a rota de Sydney para Singapura, ficaram doentes e cinco tiveram de ser hospitalizadas, com os mesmos sintomas.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 18:39:29.0
, url=http://observador.pt/2017/12/18/332-passageiros-de-um-cruzeiro-foram-afetados-por-um-norovirus/
, host=observador.pt
, wordCount=373
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1611140268_332-passageiros-de-um-cruzeiro-foram-afetados-por-um-norovirus
, topics=[estados unidos da américa, viagens, vírus, mundo, américa, doenças, saúde, escapadinhas, cruzeiros, ciência, lifestyle]
, sections=[vida, sociedade, ciencia-tecnologia, actualidade]
, score=0.000000]