expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 18 dez. 07:35

SNS: 278 mil já escolheram o hospital onde queriam ir ao médico

SNS: 278 mil já escolheram o hospital onde queriam ir ao médico

Dos 278 mil utentes que usufruiram da possibilidade de escolher um hospital diferente do sua área de residência para ter uma consulta da especialidade, cerca de 167 mil optaram pelos grandes centros hospitalares de Lisboa e Porto

Desde junho de 2016, passou a ser possível aos utentes do SNS escolherem um hospital diferente do sua área de residência para ter uma consulta da especialidade. Neste período, 278 mil utentes usufruíram deste serviço, avança o “Público” esta segunda-feira.

Do número total de utentes, cerca de 167 mil optaram pelos grandes centros hospitalares de Lisboa e Porto para serem atendidos.

Segundo o matutino, a percentagem de utentes a exercer o livre acesso — 10,7% — tem-se mantido constante desde que esta possibilidade foi criada. Este “valor não é muito diferente do que se regista noutros países”, disse Ricardo Mestre, vogal do conselho de administração da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

“Dermatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia e ortopedia são as especialidades em que há mais pessoas a escolher um hospital diferente do da sua área de residência. A perceção que temos é que a questão do tempo de espera é um dos fatores que levam as pessoas a escolher uma unidade diferente. Mas também o conhecimento que tem do hospital, o aconselhamento do médico de família e a proximidade familiar são fatores importantes”, revelou o especialista.

As unidades mais escolhidas, segundo Ricardo Mestre, “são os centros hospitalares do Porto [a que pertence o Hospital de Santo António], São João, Lisboa Norte [que inclui Santa Maria], Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Instituto Gama Pinto [especializado em oftalmologia]”.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 08:35:05.0
, url=http://expresso.sapo.pt/revista-de-imprensa/2017-12-18-SNS-278-mil-ja-escolheram-o-hospital-onde-queriam-ir-ao-medico
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=222
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1514877340_sns-278-mil-ja-escolheram-o-hospital-onde-queriam-ir-ao-medico
, topics=[revista de imprensa]
, sections=[]
, score=0.000000]