visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 18 dez. 10:01

Como os gigantes da internet estão a arruinar o Natal

Como os gigantes da internet estão a arruinar o Natal

Quem compra presentes de Natal online e partilhar computador tem cada vez mais dificuldade em surpreender com os presentes de Natal. E a culpa é do Facebook e do Google

Hoje em dia muitos são os utilizadores que decidem fazer compras de Natal online. É rápido, fácil, conveniente e pode fazê-lo sentado no sofá de sua casa. Mas nem tudo são boas notícias. São várias as pessoas que se queixam que os an��ncios dos gigantes como o Facebook e o Google arruinaram as surpresas de Natal.

Quando faz compras online, o rastreamento tecnológico do seu dispositivo replica anúncios do produto que visualizou ou comprou e estes começam a aparecer no seu feed através de cookies. Se partilhar o computador com o ente querido que vai receber o presente isto pode estragar a surpresa envolvida.

Nora Crotty, uma utilizadora de compras online, partilhou na plataforma Racked o testemunho de como os anúncios estragaram os seus presentes de Natal. "A publicidade chegou para arruinar o Natal", começa por dizer Nora. "Basicamente, existem pequenos robôs da internet que seguem todas as coisas que fazemos online - especialmente quando estamos a fazer compras. Então, quando menos esperamos, aquilo que procurámos começa a assombrar-nos na forma de propaganda em sites que em nada têm a ver com o artigo sequer".

Nora decidiu comprar um presente para os pais na internet. Começou por visitar o site Hillflint, que vende camisolas universitárias vintage. Pareceu-lhe um presente perfeito para os progenitores, até que a mãe lhe pediu o computador para ir ao Facebook. A mãe "começou a comentar umas camisolas que estava sempre a ver ao lado do feed" e acabou mesmo por concluir que seriam um óptimo presente para o pai de Nora. E foi assim que os anúncios do Facebook estragaram a surpresa de Natal.

Mas, tal como aconteceu com Nora, muitos são os utilizadores que usam as redes sociais para contar histórias similares e para se queixarem dos anúncios online. No Twitter, podem ler-se comentários como, por exemplo: "Tudo o que eu comprei ao meu marido no Natal, e tudo o que lhe pedi, está a aparecer no feed do Facebook". Mas há também quem veja isto como uma boa estratégia: "Tenho de entrar na conta de Hotmail da minha mãe e pesquisar no Google pela minha lista de presentes, assim tudo o que ela vai ver são anúncios daquilo que eu quero como prenda de Natal".

A Google já respondeu aos utilizadores e apresentou até uma solução para o problema: se quiser controlar os dados recolhidos pela Google e proteger as suas surpresas de Natal, só tem de ir a "A minha conta" e apagar o histórico de pesquisa específico que garante que não vão aparecer mais anúncios da Google no feed.

NewsItem [
pubDate=2017-12-18 11:01:56.0
, url=http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-12-18-Como-os-gigantes-da-internet-estao-a-arruinar-o-Natal
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=423
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_12_18_1158006396_como-os-gigantes-da-internet-estao-a-arruinar-o-natal
, topics=[vida colectiva / família / família, nora, tecnologias de informação, sociedade, natal, facebook, online, google, internet]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]