visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 21 nov. 17:32

Polónia contesta João Pinto Coelho e embaixador prepara “carta aberta”

Polónia contesta João Pinto Coelho e embaixador prepara “carta aberta”

Vencedor do Prémio Leya criticado pela diplomacia e Imprensa polaca. Em causa a entrevista do escritor à VISÃO sobre o novo livro, que parte da controversa perseguição aos judeus por cristãos polacos na II Guerra Mundial.

Temos caso. E está para durar. A Embaixada da Polónia em Portugal, numa primeira reação à entrevista do escritor João Pinto Coelho à VISÃO, publicada na edição da passada semana, critica as declaraç��es do vencedor do Prémio Leya a propósito de acontecimentos ocorridos naquele País na II Guerra Mundial que servem de base ao romance Os Loucos da Rua Mazur, editado pela Dom Quixote. «Quando terminei Perguntem a Sarah Gross, os maus eram os alemães. Neste caso, falo das perseguições aos judeus praticada pelos seus vizinhos cristãos numa cidade que nunca identifico, mas onde cabe Jedwabne», explicou então o escritor, situando parte da pesquisa histórica para este livro numa localidade do nordeste da Polónia, onde, a 10 de julho de 1941, um grupo de cidadãos, na maioria cristãos, terá arrastado entre 600 a 1600 judeus para um celeiro, conforme as fontes, queimando-os vivos.

De acordo com o porta-voz da representação diplomática de Varsóvia no nosso País, as autoridades polacas e a própria embaixada não pretendem pronuciar-se sobre o conteúdo do romance, até porque o mesmo só hoje chega às livrarias: «Contestamos, no entanto, a generalização das atitudes negativas dos polacos cristãos para com os polacos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, guerra cujas vítimas foram os polacos, tanto judeus, como não-judeus», referiu à VISÃO Bogdan Jedrzejowski, acrescentando: «A Polónia foi o único país cujas autoridades nunca colaboraram com os nazis. Foi também o único país em que esconder ou ajudar os judeus foi punido com a pena de morte. Mesmo assim, os polacos constituem o maior grupo entre os Justos entre as Nações (mais do que 25%)”, termo usado por Israel para honrar os gentios que arriscaram a vida para salvar os judeus durante o Holocausto.

Segundo aquele porta-voz, a reação à entrevista de João Pinto Coelho tem como objetivo «destacar a perda sofrida pelo bom nome da nação polaca, que foi uma das vítimas mais trágicas da Segunda Guerra Mundial, bem como aquela sofrida pelos leitores portugueses, afastados no tempo e no espaço do horror da Guerra vivido na Polónia, a quem se apresentam factos fora de contexto histórico», conclui Bogdan Jedrzejowski, referindo-se ao artigo publicado na passada semana.

De resto, e de acordo com a informação veiculada pelo mesmo porta-voz, o embaixador polaco, Jacek Junosza Kisielewski, por estes dias ausente numa viagem de trabalho, irá publicar, «logo que for possível», uma «carta aberta» sobre este assunto.

Contactados pela VISÃO, tanto a editora Dom Quixote (grupo Leya), como o autor, recusaram prestar declarações, reservando as mesmas para uma fase posterior. Recorde-se que o livro é apresentado em Lisboa, no próximo dia 29, pelo padre Tolentino de Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica.

Reações na Imprensa

A polémica, porém, começou há dias na Imprensa polaca.

Dando voz à contestação assumida pela embaixada – que remetia mais esclarecimentos para o Ministério dos Negócios Estrangeiros - várias publicações destacaram as declarações de João Pinto Coelho à VISÃO, acusando-o, em alguns casos, de «falsear» a História e «insultar» os polacos a partir das narrativas do seu novo livro, e criticando o jornalista – por sinal, o autor destas linhas – de secundar «a retórica» do escritor. Umas das passagens mais citadas da entrevista, reproduzida nos órgãos de informação polacos, diz respeito às comparações que o escritor faz entre o passado e a atualidade, numa altura em que dezenas de milhares de manifestantes de movimentos extremistas de direita saem à rua em defesa de uma «Polónia pura», beneficiando de simpatias evidentes a nível governamental. «Os sinais estão aí, de novo, mas a indiferença é mais forte do que a História», referiu então João Pinto Coelho, acrescentando: «Os objetos, os monumentos, o que resta da memória judaica está a ser atacado e vandalizado. Receio que isto acabe outra vez em tragédia. Se fosse judeu, neste momento não me sentia confortável na Polónia», assinalou à VISÃO o vencedor do Prémio Leya, que considera o Mal, na sua versão universal, a personagem principal dos seus romances, «sobretudo deste».

Numa nota do autor, incluída nas últimas páginas de Os Loucos da Rua Mazur, João Pinto Coelho recorda os acontecimentos ocorridos em 1941: «Aquilo que se passou em Jedwabne ocorreu noutros lugares das cercanias e, a coberto dos invasores alemães, pôs a nu um antissemitismo virulento havia muito reprimido». O escritor, obsessivo com o rigor histórico, assinala que, «nos anos mais recentes, os acontecimentos desse verão têm motivado um aceso debate na Polónia». Centrada na preservação da memória coletiva do país, a discussão, no entender de João Pinto Coelho, «procura esclarecer o papel dos polacos nas atrocidades perpetradas contra os concidadãos judeus durante o período de ocupação pela Alemanha nazi». E adverte, por fim: «A história deste livro baseia-se nesses espisódios e qualquer semelhança com pessoas e situações da vida real, sem ser coincidência, não prejudica o caráter ficcional da obra».

NewsItem [
pubDate=2017-11-21 18:32:20.0
, url=http://visao.sapo.pt/actualidade/cultura/2017-11-21-Polonia-contesta-Joao-Pinto-Coelho-e-embaixador-prepara-carta-aberta
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=794
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_11_21_353504122_polonia-contesta-joao-pinto-coelho-e-embaixador-prepara-carta-aberta
, topics=[história, segunda, país, polónia, prémio leya, ii guerra mundial, os loucos da rua mazur, ministério dos negócios estrangeiros, sarah gross, embaixada da polónia em portugal, dom quixote, cultura, joão pinto coelho, holocausto, leya, varsóvia, jedwabne, bogdan jedrzejowski, tolentino de mendonça, visão, vice-reitor da universidade católica]
, sections=[vida, sociedade, actualidade]
, score=0.000000]