sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 18 out. 15:02

Veterinários pedem comida para animais afetados pelos incêndios

Veterinários pedem comida para animais afetados pelos incêndios

Ordem dos Médicos Veterinários tem recebido vários apelos de pessoas que perderam animais

A Ordem dos Médicos Veterinários apelou esta quarta-feira à doação de palha e feno para os animais que sobreviveram aos incêndios do último fim de semana.

Segundo o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, têm chegado vários “apelos dramáticos” de pessoas que perderam animais, estimando-se que cerca de 80% dos produtores tenham perdido animais.

Jorge Cid afirmou à Lusa que “desta vez há mais muitos mais animais mortos do que vivos”, ao contrário da tragédia de Pedrógão onde havia muitos animais feridos e a precisarem de apoio. “Diria que são milhares de mortos. Então nas aves é catastrófico, porque a zona centro representa 60% da exploração de aves no nosso país e foi um setor altamente devastado, com pavilhões destruídos, milhares de aves mortas. É dramático e catastrófico", referiu.

A ordem voltou a reativar o gabinete de crise criado na altura de Pedrógão Grande e os produtores têm pedido feno e palha para alimentar os animais, porque não têm alimento. “Temos conseguido arranjar água com alguma dificuldade, mas a parte alimentar tem sido muito difícil. Isto também tem a ver com a situação do país, que este ano também foi um ano que não foi fácil", relembrou o bastonário.

A entidade disponibilizou dois camiões com 40 toneladas de alimento para Oliveira do Hospital e Lousã e tem ainda uma conta solidária, onde os donativos angariados serão usados para comprar alimentos e medicamentos para os animais.

NewsItem [
pubDate=2017-10-18 16:02:59.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/585097/veterinarios-pedem-comida-para-animais-afetados-pelos-inc-ndios
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=233
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_1467528593_veterinarios-pedem-comida-para-animais-afetados-pelos-incendios
, topics=[ordem dos veterinários, sociedade, animais, incêndios]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]