observador.ptobservador.pt - 21 set. 08:53

O resgate em direto de “Frida Sofia”, a menina que está a prender as atenções do mundo

O resgate em direto de “Frida Sofia”, a menina que está a prender as atenções do mundo

O número provisório de vítimas do sismo no México subiu para 250, mas continuam os trabalhos de resgate com as atenções centradas em direto no Colégio Enrique Rébsamen e na história de "Frida Sofia".

Todos os olhos do mundo têm estado concentrados no drama que se vive no México após mais um arrasador abalo que terá feito mais de 200 mortes (no último balanço oficial, Miguel Ángel Mancera, presidente do governo estadual da Cidade do México, falava em 250 de forma, provisória pela possibilidade de haver mais vítimas debaixo dos escombros e pelo cenário de possível duplicação de identidades no rescaldo), mas há um local específico a concentrar todas as atenções. O mesmo local que levou muitos a ficarem acordados até agora: o Colégio Enrique Rebsamen.

Localizado num bairro a sul da Cidade do México, em Coapa, foi um dos principais focos desde o sismo de intensidade 7.1. Nas primeiras informações que começaram a circular, apontava-se para um total de 21 mortes no local (a maioria crianças); nesta altura, segundo a Telesur, ascendem já a 37: 32 crianças e cinco adultos. E as imagens falam por si – aquilo que era um edifício com três pisos que albergava a casa da diretora da instituição, os gabinetes da direção e a zona onde as crianças costumavam esperar pelos pais para regressarem a casa numa das alas do Colégio é agora um monte de escombros iluminado por inúmeros holofotes das equipas de salvamento… e das câmaras televisivas.

El antes y después del Colegio Enrique Rébsamen Video Terremoto https://t.co/xu6cCeqY9h vía @YouTube

— TV Chismes y Más (@TVChismesyMas) September 21, 2017

Ao longo do dia, centenas e centenas de operacionais e voluntários estiveram nessa rua Rancho Tamboreo. No início, havia imagens de salvas de palmas sempre que surgia um pai ou uma mãe com o seu filho; com o passar do tempo, a esperança foi desvanecendo. “Passaram apenas quatro segundos entre soar o alarme e a escola cair”, dizia um aluno que estava a regressar ao espaço citado pelo El País. “As pessoas estavam a sangrar, com feridas”, acrescentou. “Estava numa aula de inglês, começámos a sair da sala em direção ao pátio mas parte da escola caiu e não conseguimos ver mais nada. Como o pátio estava também destruído, fomos para uma outra zona até porque disseram que podia haver uma fuga de gás e que tínhamos de sair dali”, explicou outra aluna à Televisa.

Até que, ao final da noite no México (madrugada em Portugal), as atenções se centraram num único nome: “Frida Sofia”. Um nome que ninguém consegue confirmar nas listagens da escola, um nome que ainda não permitiu que a família fosse encontrada, mas um nome que rapidamente começou a circular depois de uma menina de 12 anos ter dado sinais de vida debaixo dos escombros do Colégio, tendo conseguido receber água e oxigénio enquanto equipas de resgate, exército, bombeiros e voluntários vão mantendo os trabalhos para conseguirem retirá-la do local. A Televisa está a acompanhar em direto a situação contada também pela CNN e pela ABC News, entre outros.

A Frida Sofía le pidieron que moviera una mano y movió a todo un país. #FuerzaMéxico

— Alejandro Razo® (@alexrazo_) September 21, 2017

De acordo com responsáveis locais, poderão estar mais duas crianças e um adulto presas nessa zona com a menina. “O resgate está muito próximo”, disseram fontes da Secretaria da Marinha à Milenio Televisión, citada pelo El País. “Sabemos dessa menina que está viva e ela diz-nos que tem outras crianças vivas perto dela. Não sabemos ao certo quantos serão e queremos ter cuidado com a informação que divulgamos”, destacou José Luís Vergara, oficial-maior da Secretaria da Marinha ao mesmo meio de comunicação.

A Televisa é um dos canais a acompanhar em direto o resgate e acabou de explicar que todas as Sofias do Colégio já estão identificadas, pelo que “Frida Sofia”, a menina que está agora a ser retirada, terá um outro nome. Também o jornal Milenio diz que está a ser complicado encontrar os familiares da menina por falta de informação.

Fátima Navarro, uma outra menina que ficou debaixo de escombros depois do desabamento de dois dos edifícios do Colégio Enrique Rébsament, foi retirada ao final da noite (madrugada em Portugal) após ter conseguido estar em permanente comunicação com os familiares através do WhatsApp, tendo seguido para o Hospital Ángeles.

NewsItem [
pubDate=2017-09-21 09:53:05.0
, url=http://observador.pt/2017/09/21/o-resgate-em-direto-de-frida-sofia-a-menina-que-esta-a-prender-as-atencoes-do-mundo/
, host=observador.pt
, wordCount=683
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_09_21_2138133224_o-resgate-em-direto-de-frida-sofia-a-menina-que-esta-a-prender-as-atencoes-do-mundo
, topics=[méxico, ambiente, mundo, américa, sismo, ciência, natureza, desastres naturais]
, sections=[ciencia-tecnologia, actualidade]
, score=0.000000]