observador.ptobservador.pt - 21 set. 07:17

ONU inclui Venezuela na lista de países que violam Direitos Humanos

ONU inclui Venezuela na lista de países que violam Direitos Humanos

O país sul-americano surge pela primeira vez na lista que inclui nações como Egito, Eritreia, Ruanda, Arábia Saudita e Sudão do Sul.

A ONU incluiu, pela primeira vez, a Venezuela na lista de países que exercem represálias e intimidam ativistas dos direitos humanos, disse na quarta-feira o secretário-geral das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

“Temos conhecimento de casos de pessoas que foram sequestradas e outras que desapareceram. Todos os anos, somos obrigados a denunciar casos de intimidação contra pessoas, cujo delito, aos olhos dos seus governos, foi cooperar com instituições e mecanismos da ONU”, disse Andrew Gilmoure na apresentação do oitavo relatório do Conselho da ONU para os Direitos Humanos.

O responsável sublinhou existirem “muitos casos” de detenções arbitrárias prolongadas, tortura e maus tratos, e indicou existir também um caso de tratamento psiquiátrico forçado, além de ataques sexuais e violações, durante a detenção de homens e mulheres.

Esta lista corresponde ao período entre junho de 2016 e maio de 2017.

Segundo a ONU, os países que perseguem ativistas de direitos humanos são a Argélia, Bahrein, Burundi, China, Cuba, Egito, Eritreia, Honduras, India, Irão, Israel, Mauritânia e México.

Integram também a lista Marrocos, Birmânia, Omã, Paquistão, Ruanda, Arábia Saudita, Sudão do Sul, Sri Lanka, Sudão, Tajiquistão, Tailândia, Turquia, Turquemenistão, Emiratos Árabes Unidos, Uzbequistão e Venezuela.

NewsItem [
pubDate=2017-09-21 08:17:46.0
, url=http://observador.pt/2017/09/21/onu-inclui-venezuela-na-lista-de-paises-que-violam-direitos-humanos/
, host=observador.pt
, wordCount=188
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_09_21_1991388918_onu-inclui-venezuela-na-lista-de-paises-que-violam-direitos-humanos
, topics=[nações unidas, sociedade, mundo, direitos humanos, venezuela]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]