www.jn.ptjn.pt - 21 set. 09:44

Furacão Maria ameaça República Dominicana

Furacão Maria ameaça República Dominicana

O furacão Maria voltou a atingir a intensidade três, de um máximo de cinco, ao aproximar-se do extremo oriental da República Dominicana, com ventos de 185 quilómetros por hora.

Por volta das duas horas (seis horas em Lisboa), o centro do furacão Maria localizava-se a 90 quilómetros de Punta Cana e a 380 quilómetros a sudeste das ilhas Turcas e Caicos avançando a uma velocidade de 15 quilómetros por hora em direção a nordeste, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Após ter perdido força, quarta-feira, na passagem por Porto Rico, de onde saiu como furacão de categoria dois (escala de intensidade Saffir-Simpson) voltou hoje à categoria três, com ventos de 185 quilómetros por hora.

Os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos preveem que o ciclone vá ganhar força nas próximas horas e dias.

O NHC também prevê que o Maria se vá afastar hoje de Porto Rico e que durante as próximas horas se vá aproximar da costa norte da República Dominicana, mas sem atingir o território.

Mais tarde, o Maria deve deslocar-se em direção às ilhas britânicas Turcas e Caicos e as Bahamas, durante a noite de sexta-feira.

EUA preparam ajuda para territórios afetados pelo Maria

O Governo dos Estados Unidos prepara um pacote de ajudas para a ilha de Dominica e outros enclaves caribenhos atingidos pelo furacão Maria, informou, na quarta-feira, o Departamento de Estado.

"Os Estados Unidos estão solidários com o povo de Dominica e com todos os do Caribe afetados pelo impacto devastador do furacão Maria", disse em comunicado.

O Departamento de Estado acrescentou que os Estados Unidos estão preparados para trabalhar com esses territórios e com os parceiros internacionais "para proporcionar ajuda de forma imediata".

"Estamos em processo de coordenar o melhor pacote de ajudas possível", refere o comunicado.

O furacão Maria, que agora ameaça a República Dominicana, arrasou na quarta-feira Porto Rico, depois de ter devastado Guadalupe e Dominica no dia anterior, causando um total de dez mortos.

Em Porto Rico, onde o Maria foi o pior furacão dos últimos em 80 anos, ficou um rasto de destruição, com habitações derrubadas, várias inundações e um milhão de pessoas ficou sem eletricidade.

O furacão Maria perdeu intensidade e passou a tempestade de grau dois, revelou na quarta-feira o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Apesar de ter descido de categoria, as autoridades preveem que a tempestade possa novamente agravar-se hoje, quando passar pela República Dominicana, país que está já em alerta máximo.

NewsItem [
pubDate=2017-09-21 10:44:00.0
, url=http://www.jn.pt/mundo/interior/furacao-maria-aproxima-se-da-republica-dominicana-8786673.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=377
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_09_21_1642955821_furacao-maria-ameaca-republica-dominicana
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]