visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 22 ago. 14:52

Supremo Tribunal da Índia acaba com "divórcio instantâneo"

Supremo Tribunal da Índia acaba com "divórcio instantâneo"

O costume muçulmano que permite aos homens se divorciem repetindo três vezes a palavra "talaq" (divórcio) foi declarado inconstitucional na Índia

Já banido em vários países muçulmanos, como o Paquistão e a Arábia Saudita, o triplo talaq ainda é usado na Índia. Ou era, até aqui, uma vez que o Supremo Tribunal da Índia decidiu declarar a prática inconstitucional.

A "lei" permitia que os homens deixem as suas mulheres sem aviso prévio e, sinais dos tempos, houve mesmo casos em que o fizeram através de mensagens, Whatsapp e até mesmo Skype.

“A ausência de qualquer proteção legal deixa as mulheres muçulmanas vulneráveis ​​a esta prática de divórcio arbitrário e injusto. A mulher é deixada sem residência e destituída em pouco tempo. É deixada sem qualquer apoio para ela e para os seus filhos”, lia-se na petição entregue em tribunal.

A abolição do triplo talaq não é, no entanto, do agrado de todos. O All India Muslim Personal Law Board, uma organização não governamental que supervisiona a aplicação dos direitos pessoais dos muçulmanos na Índia, opõe-se, argumentando que se trata de uma questão religiosa e não uma questão de justiça.

No ano passado, o primeiro ministro indiano, Narendra Modi, viu-se no centro de uma polémica ao afirmar que acreditava que as vidas das mulheres estavam a ser destruídas, tendo em conta que os muçulmanos representam cerca de 13% dos quase 1,3 mil milhões de pessoas do país.

NewsItem [
pubDate=2017-08-22 15:52:13.0
, url=http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-08-22-Supremo-Tribunal-da-India-acaba-com-divorcio-instantaneo
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=211
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_22_1722474442_supremo-tribunal-da-india-acaba-com-divorcio-instantaneo
, topics=[índia, sociedade, triple talaq, supremo tribunal da índia]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]