www.cmjornal.ptLeonor Pinhão - 24 jun. 01:30

Afinal qual é o problema?

Afinal qual é o problema?

Exigir constância amorosa a um profissional de futebol é mania do século XIX, não do século XX.
O futebol vive de ciclos. E, como é próprio dos ciclos, todos têm um início e um fim. Começam e acabam essas revoluções em alegria ou em incomensurável tristeza, dependendo das cores das paixões em causa, mas é o "meio" dos ciclos que mais custa a passar para quem os vive em perda.

Nestes transes, as tentativas de cortar o mal pela raiz obedecem a um reportório curtíssimo que leva o público mais qualificado a encarar com desconfiança e mal disfarçado tédio as sucessivas repetições das panaceias e dos tratamentos salvíficos.


Tomemos por exemplo o Benfica. No início deste século entenderam os seus dirigentes que a solução para combater a dominância do FC Porto era contratar antigos jogadores dos azuis-e-brancos, atletas consagrados nas Antas e, posteriormente, no Dragão de modo a que esses nomes – e só os nomes – bastassem para repor o lindo emblema da águia na senda de um qualquer ciclo triunfal.

E, assim, foram chegando sujeitos de talento apreciável como Zahovic e Drulovic e tantos outros, menos artísticos, como Argel ou João Manuel Pinto.

NewsItem [
pubDate=2017-06-24 02:30:00.0
, url=http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/leonor-pinhao/detalhe/afinal-qual-e-o-problema
, host=www.cmjornal.pt
, wordCount=175
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_06_24_246738384_afinal-qual-e-o-problema
, topics=[opinião, segunda, sporting, futebol, estádio da luz, maxi pereira, zahovic, drulovic, fc porto, argel, méxico, bruno césar, antas, markovic, jorge jesus, fábio coentrão, eventos desportivos, adrien silva, alvalade, benfica, dragão, desporto, joão manuel pinto]
, sections=[opiniao, desporto]
, score=0.000000]