visao.ptvisao.pt - 2 mai. 08:00

Visão | Jardins Abertos em Lisboa: Conhecer a cidade verde em quatro fins de semana gratuitos

Visão | Jardins Abertos em Lisboa: Conhecer a cidade verde em quatro fins de semana gratuitos

O programa inclui visitas ao nascer do sol, passeios sensoriais e atividades desenhadas para famílias - tudo grátis

Sabe sempre bem passear e fazer atividades ao ar livre. O festival Jardins Abertos é uma boa oportunidade para respirar ar puro, enquanto se conhecem a história dos lugares e as diferentes espécies de plantas e árvores.

A novidade deste ano é o prolongar do festival ao longo de quatro fins de semana (em vez de dois), numa única edição anual. Entre os 30 jardins lisboetas que se podem visitar a partir deste sábado, 4, há lugares secretos e outros com coleções raras, projetos comunitários, hortas, claustros e palácios.

A programação, toda ela gratuita, inclui visitas ao nascer do sol, passeios olfativos, banhos de floresta, uma oficina de poesia somática, mapas sensoriais para famílias e performances, além das habituais visitas livres e guiadas por especialistas. Sem inscrição prévia, a participação em todas as atividades é feita por ordem de chegada.

“Desenhámos a programação dos diferentes fins de semana numa lógica de abertura de jardins em proximidade, para facilitar a mobilidade dos visitantes”, explica Tomás Tojo, fundador do festival. “Voltamos a ter um Mercado de Plantas a acontecer no Largo Conde Barão, bem como uma festa de encerramento, no dia 26, celebrado numa performance sensorial com esculturas florais comestíveis na Casa do Jardim da Estrela”.

Jardim do Grilo. Foto: Clau Pereira

Este ano, há sete locais que se abrem pela primeira vez aos participantes do festival. Um dos estreantes é o Jardim do Dragão do Centro Científico e Cultural de Macau (R. da Junqueira, 30), concebido pelos arquitetos Francisco Caldeira Cabral e Elsa Severino e finalizado em 1999. A visita acontece neste sábado, 4, entre as 10h e as 14h.

Nesta lista, junta-se também o Jardim do Atelier do Grilo (Beco do Grilo, 6), composto por plantas espontâneas, como urtigas e canas, e outras que foram trazidas pelos proprietários, como malvas, chagas e jarros, visitável nos dias 18 e 19, da 10h às 18h.

Dando continuidade às edições de 2023, que se debruçaram sobre a temática das cidades comestíveis, este ano exploram-se os sentidos e a sensorialidade, “enquanto princípio de aproximação e imersão na paisagem”, diz o diretor do festival. Assim, haverá atividades que convidam a uma participação mais íntima e apelam à exploração dos sentidos.

Desde o início do festival, em 2017, já foram abertos mais de 120 jardins em Lisboa. A primeira edição do Jardins Abertos contou com aproximadamente 80 participantes, nos últimos anos recebeu cerca de 20 mil pessoas por edição (primavera e outono).

Jardins Abertos > 4-5, 11-12, 18-19, 25-26 mai, sáb-dom > grátis > programa completo aqui

PROGRAMA: ALGUNS DESTAQUES

4-5 MAI, SÁB-DOM 10h-18h Jardim da Procuradoria-Geral da República Além da visita livre, no sábado, 4, às 11h, 15h e 16h30 realizam-se visitas guiadas. Durante 60 minutos, será contada a história do edifício e a sua atual atividade, podendo apreciar-se as imponentes árvores que ali vivem.

4 MAI, SÁB 11h e 15h Passeio Que Verde Tem a Minha Rua Com ponto de encontro no Quiosque da Ribeira das Naus, o passeio segue pela Praça de São Paulo e termina no Jardim de Santos.

5 MAI, DOM 10h-18h Mercado Verde Lg. Conde Barão

Casa Mir. Foto: Aline Macedo

5 MAI, DOM 10h, 11h, 12h Visita guiada ao jardim da Casa Mir (privada) Ponto de encontro: portão do Instituto Hidrográfico, esquina da R. Garcia de Orta com a R. de São João da Mata.

11 MAI, SÁB 6h30 Visita ao nascer do sol ao Espaço da Biodiversidade, no Parque Florestal do Monsanto. Neste local coabitam espécies animais, vegetais, fungos e líquenes.

11 MAI, SÁB 10h Banhos de Floresta no Monsanto Guiados por um técnico certificado, os participantes serão convidados a uma conexão com a natureza através dos sentidos.

11 MAI, SÁB 10h30 Plantas Comestíveis e Ervas Aromáticas nos jardins do Palácio Fronteira Uma atividade para explorar os sentidos do paladar e do tato no contexto do herbalismo medicinal.

12 MAI, DOM 11h Os Cantos e Recantos da Quinta Pedagógica dos Olivais Visita acompanhada, pensada para famílias.

12 MAI, DOM 11h As Plantas Silvestres Comestíveis e Medicinais da Terra de Minas. Convite para descobrir as plantas comestíveis, medicinais e tóxicas no parque hortícola localizado no campus universitário do Instituto Superior de Agronomia.

18 MAI, SÁB 14h A Bicharada da Horta – Oficina de Autómatos em Madeira. Nesta oficina, as famílias vão replicar a bicharada que vive na horta comunitária do Alto da Eira, na forma de autómatos, feitos de madeira reutilizada.

19 MAI, DOM 15h Visita Guiada ao Claustro e Convento de Santos-o-Novo

25 MAI, SÁB 12h Oficina de Pintura nos jardins do Palácio Fronteira. Nesta atividade, com o artista plástico Francisco Vidal, os visitantes são convidados a captar e materializar as mais belas cores, formas e sensações.

25 MAI, SÁB 15h Percurso por Uma Horta Urbana Integrada, na Escola Dom Luís da Cunha Bairro de Alvalade

25 MAI, SÁB 15h Oficina de Perfume, Jardins do Palácio Fronteira

26 MAI, DOM 10h30 Mapas Sensoriais do Jardim da Gulbenkian Nesta oficina, serão aguçados os sentidos para descobrir o jardim de uma maneira mais completa e será construído um mapa deste lugar.

26 MAI, DOM 15h Oficina de Poesia Somática Katarina Lanier, bailarina bósnio-americana, artista visual e investigadora independente, propõe uma experiência de escrita somática onde os participantes são convidados a tocar, sentir, observar e a envolver-se poeticamente com a ecologia que os rodeia através do corpo e diferentes materiais.

NewsItem [
pubDate=2024-05-02 09:00:00.0
, url=https://visao.pt/visaose7e/sair/2024-05-02-jardins-abertos-em-lisboa-descobrir-a-cidade-verde-em-quatro-fins-de-semana/
, host=visao.pt
, wordCount=869
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2024_05_02_82398123_visao-jardins-abertos-em-lisboa-descobrir-a-cidade-verde-em-quatro-fins-de-semana
, topics=[sair, jardins abertos, lisboa, grátis, visão sete, visitas]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]